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Aumenta a procura por atividades físicas em Guariba

Por: JANAINA CRISTINA VICENTE NENÊ

29/10/2014

Faltando apenas dois meses para o final do ano, a população de Guariba (SP) começa se agitar em busca de uma melhor forma física. A movimentação em academias, aulas de dança e clubes da cidade, durante a estação mais quente do ano, já é bastante evidente. Com a chegada do verão, os guaribenses buscam, além do corpo bonito, mais saúde e disposição para as tarefas do dia a dia.

De acordo com a proprietária de uma academia,Eliana Martins, em Guariba, neste período percebe-se um aumento muito grande, em comparação a outros meses do ano. " A prática incorreta de exercícios é prejudicial à saúde, sendo necessário o auxílio de um profissional de educação física. Procure ter uma vida saudável sempre, e não apenas em uma estação’’,alerta. 

O professor de Educação Física e atleta, José Carlos de Oliveira Junior, popularmente conhecido como "Zé Carlinhos", comenta que a procura pela academia, no final do ano, sempre aumenta porque nessa época, geralmente, o objetivo é voltado mais para a estética. " O público é maior, agora, no período de novembro a fevereiro pois, todo mundo quer um corpo bonito para exibir. Então, não deixe para a última hora, pois não serão esses três meses que irão fazer você ter seu corpo da forma que você deseja. Procure seguir um treino e uma dieta, durante o ano todo, pois quando chegar nessa época, os resultados serão muito mais sólidos", orienta o professor.

Alimentação

Segundo a nutricionista Larissa Vicentin, no verão, com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais, através do suor. Então, é muito importante o cuidado com a hidratação. "A ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação", alerta Larissa.

Confira as dicas para uma alimentação saudável

• Tenha uma alimentação sempre variada (colorida), pois assim você estará ingerindo os diferentes nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo.

• Nunca treine em jejum.

• Procure sempre se manter hidratado (antes, durante e após os treinos), tenha sempre consigo um pouco de água.

• Logo após a atividade, principalmente após a competição, não ingerir alimentos ricos em gordura ou proteínas. Dê preferência a frutas (principalmente ácidas), hortaliças e fontes de carboidratos.

• Fracione a dieta em pelo menos cinco refeições diárias, evitando assim, sobrecarga pancreática.

• Não consuma suplementos sem a orientação de um profissional habilitado. Muitos deles são considerados medicamentos por legislação, e, portanto, podem trazer riscos à saúde, se usados inadequadamente.

•Tenha o hábito de se hidratar antes, durante e após os treinos, beba cerca de 500 ml de água até duas horas antes dos exercícios.

Fonte: Nutricionista Larissa Vicentin.

(Publicado em 29/10/2014 - 19h25).



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