Ageuniara

Oposto das redes sociais, aplicativo traça o paradeiro de pessoas indesejáveis

Por: DAIANE CRISTINA DE SOUZA BOMBARDA

29/10/2014

Já imaginou você  estar em um restaurante, balada, ou até mesmo andando pela rua e ser avisado sobre um possível encontro com aquela pessoa indesejada? Isso já é possível graças a aplicativos de celulares, que, mesmo em pouco tempo disponível no mercado, já viraram febre entre os araraquarenses.

Ao contrário das redes sociais, ferramentas como o Split, que significa separar em inglês, são exemplos de tecnologia que evitam problemas como encontros inesperados com ex-namorados ou chefes, por exemplo.

A  promessa da ferramenta é exatamente essa: alertar o usuário “antissocial” sobre a aproximação daquela pessoa indesejada, além de indicar caminho alternativo para que o encontro seja evitado.

O manuseio do aplicativo é simples e praticamente automático. Ele funciona em smartphones conectados à internet e, com a localização do GPS ativa do usuário "antissocial" e com o auxílio de dados de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Foursquare, o Split traça exatamente o paradeiro das pessoas indesejáveis, monitorando-as. Além de sugerir, ainda, uma possível e mais fácil "rota de fuga" para evitar o encontro.

 A advogada Tatiana Moreschi e a bióloga Raíssa Accarini, ambas de Araraquara(SP), conheceram o aplicativo em uma viagem ao exterior. Elas gostaram tanto da ideia que trouxeram o beneficio para casa.

“Nos Estados Unidos, o Split é sensação. Nossos amigos já usavam e, quando vimos, achamos bem curioso e criativa a ideia de uso”, diz Tatiana.

A ferramenta foi lançada há pouco mais de seis meses e teve um investimento de aproximadamente US$ 1 milhão, o que equivale a R$ 2,2 milhões. A estudante de Direito, Isabela Martins, desconhecia a novidade, mas se empolgou com a funcionalidade da ferramenta.

“Muito criativo. Poder evitar o encontro com ex-namorado, por exemplo, é incrível. Aqui no interior, às vezes fica difícil ficar fugindo a todo momento da pessoa, mas, com esse aplicativo, dá para ‘despistar’ certos encontros desagradáveis”, conta.

Conectadas às redes sociais, a ferramenta usa dados de check-ins feitos pelo “indesejado” para avisar da sua proximidade geográfica e envia sinais em tempo real alertando quando a pessoa confirma que vai ao mesmo evento que você. Acabou o flagrante.

(Publicado em 29/10/2014 -19h48).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/