Ageuniara

Américo recebe visita de cinema movido a energia solar

Por: BRUNA MENDES ANELLI

23/10/2014

Uma sessão de cinema movida a energia solar foi realizada em Américo Brasiliense, no último dia 22. O CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza a energia solar que é limpa e sustentável.

O cinema é montado num furgão equipado com um material especial, importado, que possui seis  placas que captam energia do sol durante todo o dia. Essa energia é armazenada como energia elétrica em uma bateria para utilização à noite. A apresentação conta com um telão, projetores de som e imagem, além de uma cabine de DJ.

Paulo Perez, diretor artístico do CINESOLAR, conta que o projeto surgiu em 2013 e desde a sua concepção recebe apoio da Fundação Holandesa Doen e do Solar World Cinema, também Holandesa, que promove esse conceito de lazer, cultura e sustentabilidade em vários países da Europa. O grupo CINESOLAR também possui projetos relacionados a música e teatro e roda o Brasillevando as apresentações para várias cidades.

Sabrina Peixoto, nutricionista, levou o seu filho Cauã Peixoto, de apenas 6 anos, para conhecer a sessão por achar a acessibilidade e o incentivo ao lazer de forma sustentável muito importante nos dias de hoje, alem de ser uma forma de atrair a atenção das crianças. 

O filme definido para as apresentações no interior de São Paulo é o "Tainá – A Origem”, que conta a história de uma indiazinha que vive na Amazônia.

No Brasil, a iniciativa do projeto é desenvolvida pela Brazucah Produções, em parceria com a Associação Cultural Simbora e Semearte Productil. No roteiro pelo interior de São Paulo, também conta com o apoio da CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz.

No site www.cinesolar.com.br e no Facebook (www.facebook.com/Cinesolar) é possível acompanhar o projeto e ver a programação das cidades por onde eles ainda vão passar. 

(Publicada em 24/10/14 - 20h22)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/