[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Crossfit ganha mais adeptos e espaço em Araraquara

Por: MARCELO ESTEVO DA ROSA

03/10/2014

O crossfit foi criado em 1995 pelo treinador americano Greg Glassman, e mistura exercícios de ginástica, levantamento de peso e atletismo, buscando condicionar quem o pratica da forma mais ampla possível. Ele foi o principal programa de treino de muitas academias de polícia, unidades especiais militares, paramilitares e forças armadas especiais norte-americanas.

O esporte é praticado em um grande espaço denominado box, onde há poucos aparelhos, possui mais barras fixas, pneus, anilhas e barras para a prática de levantamento e outros pesos livres.

O que mais chama a atenção no crossfit e atrai cada dia mais adeptos são os treinos diferenciados como corridas, escaladas de cordas, remadas, levantamento de pesos, empurrar pneu, entre outras. Em Araraquara já são dois boxes para a prática do esporte, com diversas turmas durante o dia todo, todos os dias da semana. Não se tem um número exato de praticantes na cidade, pois cada dia que passa o número aumenta.

Devido ao grande esforço físico que é feito em cada aula, a demanda metabólica costuma ser grande, ou seja, ele é ótimo para quem quer perder peso sem perder massa, já que trabalha também com o ganho muscular. Mas se o praticante não tiver o acompanhamento de um profissional, o exercício físico pode passar de aliado a vilão. O esporte exige demais de cada um e alguns deles podem até passar mal em um treino ou até mesmo em uma competição.

O estudante e adepto da modalidade  Carlos Torres, 22 anos, está no esporte há cerca de um ano e assume que já cortou as mãos algumas vezes no início. "Me machuquei algumas vezes, e ter as mãos com calos e cortes, quer dizer que peguei pesado, que valeu a pena, mas quem faz crossfit, ter aqueles machucados nas mãos é o prazer de mais um wod realizado!".

Junior Ferreira, 20 anos , está há um ano e seis meses no esporte e nunca se lesionou, mas já viu lesões sérias. "Acredito que isso acontece devido à falta de preparo e conhecimento do coach, permitindo que os iniciantes peguem uma carga excessiva, muito além do que podem e que o corpo aguenta". Ele ainda afirma que já viu atletas de elite se machucarem por excesso de peso.

 E mesmo com alguns empecilhos, o esporte cresce a cada dia, os praticantes afirmam que se torna um vício e recomendam, pois no  eles estão conseguindo conquistar  o tão esperado corpo ideal. 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/