202101230424

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto leva oficinas de teatro para moradores da região rural de Araraquara

Por: PEDRO JUNQUEIRA FRANCO DE CASTRO

22/09/2014

O projeto Arte Solidária iniciou suas atividades neste sábado (13/9), no Salão Comunitário do Distrito de Bueno de Andrada, na região de Araraquara(SP), com uma aula-apresentação da peça “Um Dedinho de Prosa”, pelo grupo de teatro “Fidiarvim” e a presença de moradores locais, visitantes e voluntários. Houve, principalmente, a presença das crianças do campo, público-alvo principal da iniciativa.

O objetivo do projeto, idealizado pelo coletivo de educadores da escola de ensino fundamental do Distrito de Bueno de Andrada, EMEF “Eugênio Trovatti”, é valorizar a cultura local e ampliar o universo cultural-artístico de crianças da área rural da cidade, através de oficinas de teatrais para crianças.

No total são 45 vagas abertas para oficinas e serão formados 3 grupos de 15 crianças, para as faixas etárias de 9 a 11 anos; 12 a 14 anos; e 15 anos ou mais. Os grupos vão se reunir todos os sábados, até o começo de dezembro, no Distrito de Bueno de Andrada, para realizar as oficinas, entre outras atividades culturais.

O professor coordenador da EMEF “Eugênio Trovatti” e coordenador do projeto, Júlio Ribeiro, explica que o projeto nasceu da necessidade de uma proposta de formação extracurricular responsável e colaborativa, “O coletivo de educadores da escola refletia sobre a importância do capital cultural para as crianças de meio rural paulista em que estamos inseridos e, dessa reflexão de educadores em formação, nasceu à necessidade.”

De acordo com o educador, o acesso a bens culturais materiais e imateriais é restrito nas áreas rurais da cidade e a população do campo têm os mesmos direitos sociais dos moradores da área urbana. “São crianças, adolescentes e famílias que têm o direito à cultura .”

Ribeiro destaca que o projeto recebe o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara, assim como da comunidade, do Programa Saúde da Família e da Subprefeitura do Distrito de Bueno de Andrada. “Diretamente, tem voluntários que revessam aos sábados, contribuem com trabalhos e ideias. Muitos grupos artísticos e artistas de Araraquara, Matão, Motuca e região estão também aderindo à causa solidária.”

Ele salienta que a expectativa em torno do projeto é usar o teatro como eixo integrador para a valorização de outras modalidades culturais, artísticas e desportivas, como a dança, a música, as artes plásticas, o artesanato, a fotografia, o cinema, o xadrez, “Esperamos valorizar a cultura e sendo aberto ao público em geral, objetiva-se também a integração dessas crianças.”

Neste dia 20/9, haverá encontro entre os Clubes de Xadrez de Matão e Araraquara e exposição de artesanato; além das aulas de teatro para as crianças. Os interessados em participar ou colaborar com o projeto podem entrar em contato pelo telefone (016) 3336-6911.

(Publicado em 17/09/2014 - 20h).

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI