Ageuniara

Prefeitura de Américo Brasiliense decreta racionamento de água na cidade

Por: ANA PAULA DOS SANTOS RIOS

19/09/2014

Devido à seca prolongada, a prefeitura da cidade interrompe o fornecimento de água das 13h às 17h, às sextas- feiras e sábados.

Com uma população de 34.144 habitantes, Américo Brasiliense decretou racionamento de água na cidade desde o dia 5 de setembro, sendo que além da interrupção do fornecimento às sextas- feiras e sábados, a prefeitura pede a colaboração dos moradores para evitar o desperdício de água. 

A prefeitura  informa que fica proibido utilizar água da rede pública para lavar as calçadas, frentes dos imóveis, ruas, para regar jardins, encher ou esvaziar piscinas, lavar quintais, telhados, paredes, calhas, garagens, veículos e despejar diretamente água tratada na rede pluvial ou na rede de esgoto.

Segundo Eli Cristina, Coordenadora de Serviços do Daema (Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente), mesmo com o pedido ainda é muito cedo para saber a situação da economia de água, pois existem muitas denúncias da população quanto ao uso inadequado, em desacordo com a legislação. “O racionamento às sextas e sábados traz o resultado esperado, pois quando realmente chegar o período da tarde tem volume reservado para atender nestes dias de maior consumo”.

Para a dona de casa Ana Claudia dos Santos, o racionamento não está tendo tanto impacto em sua vida. “Não vejo nenhum problema interromperem o fornecimento de água duas vezes por semana; pelo contrário, não estamos fazendo mais do que nossa obrigação como cidadãos”. A dona de casa ainda completa dizendo que a economia de água só trará benefícios  aos moradores.

Porém o racionamento não agrada a todos, como é o caso da secretária Vane de Souza Sena. Ela, que trabalha durante a semana, percebe o quanto um dia sem água pode prejudicar o seu fim de semana. “Por trabalhar de segunda a sexta não tenho tempo de cuidar da casa e lavar roupa, aproveito sempre os sábados para isso. Com a interrupção da água no período da tarde, não estou conseguindo mais aproveitar o domingo para descansar”.

No dia 10/9 foi publicado o decreto nº 053/14 que regulamenta as restrições ao uso de água na cidade, prevendo multas para quem for flagrado desperdiçando o recurso. A multa atual é de R$ 44,35, equivalente a duas UFMs (Unidade Fiscal do Município).

Não há data prevista para o fim do racionamento em Américo Brasiliense.

(Publicado em 22/9/14 - 21h25)

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/