Ageuniara

Araraquara prevê Supertelecentro

Por: BIANCA ZANATTA ROCHA

20/08/2014

A prefeitura de Araraquara (SP) contava com 14 Telecentros em toda cidade, mas desde o final do ano de 2013, cortes estão sendo realizados e, com isso, houve a perca de metade deles.

O Telecentro é um serviço do Governo Federal, em parceria com as prefeituras, que oferece gratuitamente dez computadores com acesso à internet à disposição da população e tem como objetivo promover, por exemplo, a inclusão digital e possibilitar pesquisas, em geral, leitura de e-mails, acesso a notícias e redes sociais, além de impressão e xeróx.

Segunda a assessoria de imprensa da prefeitura, há diferentes causas para a interrupção no serviço. A prefeitura está analisando a demanda nos postos já existentes e poderá realizar algumas adequações, como transferir alguns desses espaços para regiões em que a demanda é maior. A ideia é que um Telecentro seja disponibilizado, por exemplo, no Terminal Central de Integração.

Outra causa,segundo a assessoria, seria a de que os Telecentros estão dentro do “pacotão” de cortes anunciado na cidade. Esse pacote pretende cortar R$ 917 mil dos gastos do Executivo, o que inclui a exoneração de 80 cargos comissionados a economia com aluguéis, contratos de telefones celulares, locação de veículos, número de secretarias e horas extras.

Contudo, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que para substituir os sete Telecentros fechados, o Executivo municipal pretende instalar um “Supertelecentro” no centro, em local ainda indefinido. Segundo a assessoria, “os equipamentos estão bem guardados e protegidos na Biblioteca Municipal” e serão usados no novo espaço.

Ainda não há um prazo para a abertura do “Supertelecentro” e quantas pessoas, em média, que eram atendidas pelas sete unidades fechadas e deverão ser atendidas por esse novo sistema.

Os bairros onde foram fechados os Telecentros são Victório de Santi, Selmi Dei 1, Selmi Dei 4, Jardim América, Vale do Sol, Jardim das Hortênsias e São José (Terminal Rodoviário). E os serviços ainda continuam nos bairros Jardim Dom Pedro I, Cecap, Vila Xavier, Yolanda Ópice, Jardim Pinheiros e Centro, além do distrito de Bueno de Andrada.

(Publicado em 20/8/2014 - 20h20)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/