Ageuniara

Hidroponia ganha atenção de produtores em São Carlos

Por: JOÃO VICTOR DELLE DONE NEO

20/08/2014

Uma nova forma de plantio vem ganhando espaço e fazendo a cabeça dos brasileiros. A hidroponia tem por objetivo realizar o cultivo de plantas e hortaliças em canos suspensos irrigados por água.  

Primeiramente a água é armazenada em caixas d´água e preparada com diversos tipos de vitaminas e minerais, as bombas fazem com que o circuito de 15 em 15 minutos, molhem os brotos das verduras que se encontram dentro de buracos realizados nesses canos.

Breno Malmegrin, que é agricultor hidropônico em São Carlos(SP), relatou produzir aproximadamente 35 mil unidades a cada 45 dias. As estufas devem estar preparadas com uma cobertura específica para evitar que o sol ou a geada queime as hortaliças.

Malmegrin ainda falou sobre a alface Brunela cultivada por ele, a mesma foi desenvolvida pela Universidade Federal de São Carlos pelo campus de Araras(SP). Com aparência da alface crespa, ela é uma planta aberta com formação de cabeça, mas com as características da alface americana.

A pesquisa teve como objetivo disponibilizar uma variedade adaptada à condição do clima brasileiro de plantio e que tivesse a característica de crocância, que é um atributo de qualidade valorizado pelo mercado. Malmegrin ainda comenta que as vantagens da hidroponia são muitas como, por exemplo, a baixa quantidade de agrotóxicos e o controle de pragas que costumam destruir as plantações. 

(Publicado em 20/8/2014 - 20h39).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/