Ageuniara

Bombeiros alertam sobre combinação perigosa de crianças e fogos de artifício

Por: LUÃ NOVAES VIEGAS

25/06/2014

Junho é o mês em que os consumidores já estão acostumados a comprar fogos de artifício. Com a Copa do Mundo no Brasil e as festas juninas, a procura tende a ser ainda maior.Os itens adorados pelas crianças, devem ganhar força com os pais, também nos dias de jogo da seleção brasileira.

Nesta época do ano, o número de acidentes envolvendo fogos de artifícios aumenta com as festividades. O Corpo de Bombeiros de São Carlos(SP), por exemplo, alerta a população sobre os cuidados que todos devem tomar para se evitar os acidentes. Segundo o bombeiro,Domingos Morange, de maneira geral, os fogos de artifício são classificados como explosivos, exigindo cuidados no seu manuseio, pois se caracterizam pela liberação de energia e deslocamento de ar, podendo, assim, resultar em graves acidentes.

A corporação reforça ainda, que antes de soltar os fogos, os pais devem ler as instruções descritas nas embalagens e somente eles devem fazer o manuseio do produto, nunca a criança. Aos fabricantes cabe a missão de informar ao consumidor sobre os cuidados na utilização do produto.

As crianças não devem carregar nenhum artefato explosivo nos bolsos, mesmo os que parecem mais inofensivos, e nunca acendê-las próximas ao rosto. Porém, mesmo tomando os devidos cuidados, o Corpo de Bombeiros não aconselha a utilização de fogos de artifício e afins, e se for utilizar deve-se evitar soltar os fogos de artifício em locais de concentração pública, manter as crianças a uma distância segura, e quem for manusear os fogos não deve ingerir bebida alcoólica.

Preocupado com a segurança do filho, Anderson Martins, de 45 anos, explica que toma os cuidados necessários para que nenhum acidente ocorra. “Meu filho tem 9 anos e, nessa época de festa junina e Copa do Mundo, neste ano,os fogos não podem faltar.Sempre utilizando com muita responsabilidade, porque sei das consequências em caso de imprudência”,finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/