[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O inverno é estação mais fria e seca do ano.Com este clima ameno, a proliferação de vírus e bactérias é inevitável e, consequentemente,há um risco maior de se adquirir doenças que atacam o sistema respiratório como, por exemplo, a gripe.
Segundo o pneumologista Wagner Paschoalino, isso acontece devido às bruscas mudanças de temperatura e ao ar seco, que resseca a mucosa nasal, permitindo que os vírus se instalem mais facilmente no sistema respiratório.
Ele diz que para se precaver é necessário evitar aglomerações, lavar bem as mãos, tomar bastante líquido, não colocar as mãos na boca, evitar coçar os olhos e o nariz.Sempre que possível, utilizar soro fisiológico para lavar e umedecer as narinas e fazer também uso do umidificador de ar.
O especialista, também ressalta a importância da vacina do vírus H1N1 no grupo de risco, que é formado por gestantes, idosos, crianças menores de dois anos e pacientes com doenças crônicas.
De acordo com Paschoalino, os sintomas causados pela gripe comum duram em torno de três dias, enquanto os sintomas causados pela gripe A (H1N1) tendem a se agravar durante este período. Outra diferença observada é que na gripe A, a febre permanece constante e alta, enquanto que na gripe comum temos picos de febre, em que a temperatura varia de 36C° a 40°C.
Ele ressalta que o número de casos confirmados este ano está dentro do esperado e que não existe risco de ter uma nova epidemia, assim como ocorreu em 2009.
Além de tudo isso, a fisioterapeuta Fabiana Meirelles também ressalta a importância da fisioterapia pulmonar durante este período. Com o clima seco e a umidade do ar relativamente baixa, há o risco de dificuldades respiratórias. Essas dificuldades, ela explica, podem ser amenizadas através de exercícios respiratórios que aumentam a ventilação no pulmão e, consequentemente, melhoram a respiração.
Fabiana alerta que neste período do ano, os pacientes com doenças crônicas e os fumantes tendem a sofrer mais, uma vez que o quadro destes pacientes tende a piorar e ficar agudo devido ao clima seco.
Ambos os especialistas concordam que as pessoas não devem se automedicar e ao sentirem qualquer sintoma devem procurar imediatamente ajuda médica, pois um simples resfriado pode se tornar uma pneumonia se não for tratado corretamente.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI