Ageuniara

Uso de suplementos sem prescrição pode ter efeito contrário

Por: ANA PAULA DOS SANTOS RIOS

06/06/2014

Diminuição do desempenho físico, aumento de massa gorda e difícil recuperação pós-exercício podem ser consequencias do uso indisciplinado de suplementos.

A busca por um corpo perfeito induz muitos jovens a procurarem soluções não confiáveis para obter mais rápido o que desejam, como suplementos e anabolizantes sem orientação, mesmo com os riscos que essas “soluções” trazem.

João (nome fictício), 13 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, compreende agora os problemas da utilização indevida de um suplemento. O adolescente ingeria o produto escondido dos pais. ”Meu irmão mais velho sempre tomou suplementos e começou a ter um corpo musculoso, não via problema em tomar também”, relata.

O irmão de João foi quem descobriu o que o adolescente fazia. José (nome fictício), 22 anos, começou a desconfiar que alguém estava mexendo no suplemento, pois percebeu que o produto acabava antes do que há alguns meses. “Conversei com meus pais e eles insistiram até que o João confessou. O que foi bom para ele, pois já estava se queixando de umas dores no corpo e ninguém sabia o motivo”.

Silmara Lazarini, nutricionista e educadora física, docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), explica como deve ser o uso dos suplementos. “O uso de suplementos só deve ocorrer caso o indivíduo não consiga, por algum motivo, realizar todas as refeições de um plano alimentar orientado. Sendo assim, poderá ser prescrito algum suplemento para que atinja os níveis nutricionais recomendados”.

A docente ainda alerta sobre o perigo que o uso de anabolizantes pode trazer aos adolescentes, como a maturação esquelética precoce com fechamento prematuro das epífises ósseas, baixa estatura e puberdade acelerada, levando a crescimento dismórfico. “Uma alimentação equilibrada e orientada por nutricionista e um programa de exercícios físicos, prescritos por profissionais formados, são capazes de promover o objetivo desejado de maneira natural e saudável sem precisar recorrer aos suplementos e muito menos aos esteroides anabólicos”, orienta a docente.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/