Ageuniara

Araraquara está entre as melhores cidades para se investir no Brasil

Por: GUSTAVO GABRIEL DOS SANTOS

30/05/2014

A edição de abril de 2014 da Revista Exame traz um levantamento realizado pela consultoria paulista Urban Systems, sobre a situação das cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes em relação a investimentos em negócios. Araraquara aparece como a 67ª melhor cidade acima de cem mil habitantes para se investir no Brasil.

Uma lista com as cem melhores cidades para se investir foi elaborada, levando em conta 27 indicadores divididos em sete subcategorias: Sociodemografia, Economia, Saúde, Educação, Finanças, Transporte e Telecomunicações.

Em primeiro lugar no Estado aparece a capital, São Paulo, 18° melhor no Brasil, seguida de Campinas (19°), São José do Rio Preto (38°), Ribeirão Preto (47°), São Carlos (59°), Itu (90º) e Barretos (97º).

Em relação a São Carlos, que aparece no ranking em 59º lugar, Araraquara é pior avaliada nos aspectos população economicamente ativa, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal(IDH), trabalhadores com curso superior, crescimento do número de empresas e de empregos formais.

Para o prefeito de Araraqauara, Marcelo Barbieri, o que influencia no resultado positivamente é o fato da cidade não possuir favelas e ter alto investimento em saúde e educação. Outro fator importante é a qualidade de vida, o que proporciona um crescimento sustentável, segundo o prefeito. Em novembro do ano passado, a mesma consultoria já havia indicado que Araraquara é uma das melhores cidades do País para se viver após a aposentadoria.

Araraquara também se destacou em outros indicadores. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da Organização das Nações Unidas (ONU) colocou a cidade como a 14ª do País e a 7ª do Estado de São Paulo com bons resultados em renda e educação.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/