[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Empreendedores jovens e casados mergulham em negócio próprio

Por: SHESMANN BARSAGLINI DE FREITAS

24/06/2014

No país, entre 2011 e 2013, a quantidade de jovens com até 24 anos que abriram o negócio próprio passou de 205 mil para 350 mil, aumento de 71%, segundo pesquisa recente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE)de Araraquara(SP). Agregado a isso, há o percentual de que uma parcela já é casada e sonha na independência financeira juntos.

Carlos Celli,de 24 anos, e Fernanda Celli, de 22 anos, são exemplos deste percentual. “Acreditamos em nossa união não somente como casamento, mas como empresários. Temos sonhos e metas a dois e vamos realizá-los mais cedo do que esperamos”, diz Fernanda com convicção em seu negócio no ramo de cafeteria expressa, no bairro da Vila Xavier,em Araraquara.

“As pessoas imaginam que por estarmos juntos praticamente 24 horas, temos discussões e desentendimentos, porém isto não é a realidade”, observa Celli. “Somos mais amigos que nunca e sabemos respeitar o espaço e a individualidade de cada um.Nossa pós-graduação é nosso negócio no dia a dia e lidar com fornecedores e clientes nos dá uma vivência ampla e dinâmica", reitera.

O estudo realizado pelo SEBRAE mostra ainda que empreendedores com até 24 anos apresentam um nível escolar bem superior à média do total do público.

Entre as alavancas que impulsionam o ingresso dos jovens nessa modalidade de negócio, o professor de empreendedorismo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), João Bonomo,em sua coluna existente no site do IBMEC (www.ibmc.org.br), destaca o desembaraço burocrático e a facilidade de registro da empresa.

Outro fator, segundo ele, é o avanço no número de empreendedores, independente de faixa etária. "Temos os jovens se interessando por ter seu próprio negócio", afirma.

No entanto, ele pondera que, no caso dos empresários com até 30 anos, pesa a possibilidade de empreender como opção de carreira. “Não é mais um sonho, é um fato, já que os processos seletivos de grandes corporações estão extremamente concorridos“, destaca o professor.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/