202101231527

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Corpus Christi é atração turística em Matão

Por: MARINA GATTI DUQUE

23/05/2003

Anualmente Matão (SP) transforma-se em atratção turística na comemoração do dia de Corpus Christi ( dia da Eucaristia)

Em Matão essa comemoração começou a ser feita e diferenciada das outras cidades quando na década de 40 o Padre Alfredo Reith, vigário da paróquia da cidade, deu início aos enfeites nas ruas usando flores, folhas de mangueira e pó de café.

Com isso a cada ano que passava, com o auxílio da população, os enfeites foram sendo aperfeiçoados e hoje, usando serragens, flores e o famoso vidro moído tingido, atraem para a “Terra da Saudade” milhares de turistas que apreciam os quadros e desenhos decorados no chão.

Neste ano serão utilizados aproximadamente 50 toneladas de vidro moído tingido para a ornamentação das ruas.

Esse trabalho é iniciado com quatro messes de antecedência, cujas escolas, creches e Emeis participam da campanha do vidro, servindo de ponto de arrecadação de vidro, que semanalmente são recolhidos para passarem pela limpeza, moagem e tingimento.

As tintas que são utilizadas nas pinturas dos vidros são doadas pelas casas de pinturas da cidade.

Para esta festa foi esquematizada uma programação que se inicia as 4:00 hs com a decoração das ruas, às 8h com uma Santa Missa, das 9h às 11h a Hora Santa e a realização de uma outra Santa Missa e às 15h30 Santa Missa com a solene procissão de Corpus Christi.

Outras atividades estarão sendo feitas, como o City Tour ( com saída de hora em hora a partir das 8h), feiras de Artesanato, exposições na Casa da Cultura, uma Praça de Alimentação e os PITS que são os postos de informações aos turistas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI