Ageuniara

Araraquarenses apostam no mercado online

Por: VITOR HADDAD DO PRADO

14/05/2014

Nos últimos anos, houve um grande aumento no número de pessoas com acesso à internet no Brasil, e também na quantidade de compras e vendas online. Mesmo que o usuário não tenha o costume de fazer suas compras pela internet, provavelmente, ele vai realizar pesquisas comparando os preços e buscar recomendações sobre o produto e empresa.

A internet realmente transformou-se numa imensa vitrine, onde o usuário pode comparar vários produtos e serviços e decidir, rapidamente, em qual empresa vai realizar sua compra, seja online ou não.

Segundo a gerente de marketing do Grupara, Fernanda Silvestre, “a mídia online obtém um alcance maior que qualquer outro meio e ainda é totalmente mensurável (é possível medir exatamente as ações realizadas pelo cliente)”.

Além de um maior alcance, a internet permite que o anunciante direcione suas campanhas publicitárias apenas para seu público alvo, reduzindo significativamente seus gastos com publicidade. “No momento, toda nossa publicidade é focada no online, com estratégias em redes sociais e relacionamento com o público e isso tem trazido um retorno muito bom para a empresa”, comenta Fernanda.

O aumento nas compras online também pode ser explicado pelos avanços tecnológicos, que tornaram os comércios eletrônicos mais práticos e as plataformas de compra mais seguras. O cliente se sente mais seguro na hora de colocar seus dados pessoais nos sites de compra.

De acordo com o economista Victor Valério, formado pela Universidade Estadual Paulista(UNESP),na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara(SP), “a utilização de comércio online apresenta um cenário promissor para grande parte das empresas”, mas ressalta que “em alguns setores (empresas de venda no varejo, por exemplo) a utilização de comércio online apresentou nuances de aumento de rentabilidade, mas outros setores (editoras de jornais e revistas, por exemplo), estão enfrentando sérias dificuldades em lidar com o comércio online, um universo onde a informação é, via de regra, gratuita”,completa.

As empresas devem se lançar no mercado online com planejamento e estratégias bem aplicadas. Encontrar seu público alvo e traçar objetivos concretos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/