Ageuniara

Crossfit está em ascensão em Araraquara

Por: LARISSA LEAL PICCOLI

26/03/2014

O Crossfit é um esporte que visa, principalmente, o melhoramento da saúde e a superação de si mesmo. Em Araraquara(SP), sua tendência é expandir e alcançar homens e mulheres de todas as idades, para que possam ter maior qualidade de vida, por meio treino.

Segundo Luana Gabriele Leal de Lima, 23, Educadora Física e proprietária do Box de Crossfit Thribo de Araraquara, atualmente as pessoas estão mais adeptas ao Crossfit. "Muita gente quer conhecer e se apaixona pelo esporte”.

A aula inicia com um aquecimento e, em seguida, os alunos fazem uma seqüência de abdominais, onde se encostam as mãos nos pés. O terceiro movimento é feito, inicialmente, com barras (o atleta coloca a barra no dorso e faz o movimento de abaixamento contínuo).

Concluída essa primeira série do exercício, os alunos acrescentam anilhas (discos de peso) e repetem o movimento. Com um pequeno intervalo, os alunos partem para o próximo exercício, que é chamado “tabata” (exercício repetitivo de um movimento escolhido, abaixamento, por exemplo), com duração média de cinco sessões de vinte segundos.

Para finalizar a aula, os alunos voltam para as barras com anilhas e realizam seis séries de um minuto entre descanso e abaixamento, ou seja, um minuto de descanso e um minuto de movimento.Essa seqüência de exercícios pode variar, de acordo com o nível dos atletas.

No decorrer da aula, a educadora aplica correções de postura, firmeza e orienta individualmente os alunos para melhor desenvolvimento do exercício. Também, durante os exercícios, Luana incentiva seus alunos com mais dificuldade a completar a série de exercícios, convidando também os outros alunos a motivar seus companheiros de treino. “Ver os meus alunos se superando, dando o melhor de si em cada repetição, torcendo um pelo outro, evoluindo com técnica e entendendo que saúde é muito mais importante que estética. Isso não tem preço”,declara Luana, sobre o significado do CrossFit em sua vida.

Em relação às mulheres, a treinadora afirma que a maior parte começou a praticar o esporte com o intuito de adquirir boa estética. Atualmente, elas procuram melhorar seu condicionamento físico e atingir melhores resultados nos treinos.

Ela explica que a dificuldade para realizar os exercícios independe do gênero (feminino ou masculino), visto que as mulheres estão se destacando neste esporte.

Sobre como conciliar a feminilidade e o Crossfit ela diz: “O Crossfit não interfere na feminilidade, pelo contrário, acho até que ajuda, pois as meninas melhoram sua autoestima, ficam mais confiantes.O ficar bonita, no treino some. Fora do Box somos meninas normais, com vidas normais e necessidades de mulheres normais”,afirma.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/