Ageuniara

Dia internacional da Síndrome de Down é comemorado em Araraquara

Por: GABRIELLE CHAGAS PEREIRA DA SILVA

21/03/2014

O mês de março foi marcado por eventos especiais em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21. Aulas de zumba, num shopping da cidade, e elaboração de cartazes por alunos da APAE para panfletagem nos locais públicos dos eventos, marcaram as atividades em Araraquara.

O Dia da Síndrome de Down é lembrado como forma de conscientização da população e integração dos portadores da doença na sociedade, a fim de acabar deliberadamente com o preconceito contra seus portadores. A doença, segundo o médico Roberto Tanache, pode ser diagnosticada no pré-natal por exames clínicos, tal como a amniocentese. O diagnóstico da SD se realiza após um estudo cromossômico (cariótipo), através do qual se constata a presença de um cromossomo 21 a mais.

A distância existente entre a realidade das famílias que tem uma criança diagnosticada com a síndrome e a dos demais indivíduos da sociedade foi um dos fatores decisivos para a criação do Instituto Conviva Down, há 3 anos. Segundo a coordenadora do projeto, Lusinete Padilha Lira, as primeiras mães a entrarem no projeto já tinham em mente incluir seus filhos em todas as atividades consideradas normais, como escola e mercado de trabalho.

Para a comemoração, algumas atividades do Instituto Conviva Down foram programadas para este fim de semana. Nesta sexta-feira (21), os jovens do projeto tiveram aulas gratuitas de zumba com o professor Peterson Gonçalves, na praça de eventos do Shopping Jaraguá.

No sábado, 22/3, o autor do livro “O Privilégio de Ser Especial", Carlos Alberto Rocha, estará na praça de eventos por volta das 17h para distribuição de autógrafos. Já no domingo, uma caminhada em busca da integração está programada a partir das 9h pelo Parque Infantil. Todos que quiserem acompanhar os movimentos do grupo estão convidados.

Para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE), o dia 21 de março foi ocupado com a preparação de cartazes que discutem o espaço dos portadores da Síndrome de Down na sociedade. Para finalizar o trabalho, os alunos distribuíram panfletos ao redor da escola como forma de conscientização da população.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/