Ageuniara

Projeto de dança desperta criatividade e disciplina em jovens

Por: CAROLINA ALVES PEGORETI

21/03/2014

Dançar com conhecimento é o nome de um projeto de danças urbanas que atrai crianças e adolescentes de todas as idades. Curiosos e dispostos a aprender sobre as histórias das danças que encantam por seus diferenciados e impactantes passos, os jovens procuram oficinas oferecidas gratuitamente nas cidades de Bocaina, Itapuí e Boracéia.

O projeto de Danças Urbanas surgiu de um grupo de amigos que perceberam que a dança atraia esse público, tirando-o das ruas, da ociosidade e agindo como fonte de criatividade e expressão, podendo até mesmo disciplinar determinados jovens.

Os criadores "Dançar com Conhecimento" perceberam que muitos adolescentes agressivos amenizavam seu comportamento após conhecerem certos estilos de dança, como o Hip-Hop Dance, Locking, House Dance e Street Dance. Quebrando o preconceito com que muitas pessoas vêem esses estilos, os professores de dança Sidnei Antônio dos Santos e Felipe Rodrigues Barbosa depositaram todo o seu conhecimento e disposição sobre projetos e aulas de diferentes estilos de danças, afirmando que a dança supera a questão do esporte em muitos aspectos.

Com a ideia de que as danças contribuem positivamente para a vida de quem as pratica, conhece e admira, os professores e também responsáveis pela criação do projeto "Dançar com Conhecimento", procuram sempre inovar, levando aos seus alunos conceituados grupos de danças para que eles se inspirem e aprendam novas técnicas.

Segundo alguns dos alunos que fazem parte do projeto de danças urbanas na cidade de Bocaina, a atividade despertou neles uma nova forma de ver as dificuldades e as barreiras que enfrentam. Perceberam que para conquistar o respeito das pessoas não era preciso usar a força, a agressão e grosserias, mas bastava mostrar seu potencial, suas qualidades e conquistá-las através de algo legal que faça bem feito.

O Projeto de danças urbanas da cidade de Bocaina tem parceria com a escola da família, que oferece outras atividades e oficinas, como música, artesanato, culinária, aulas de reforço escolar, entre outras. As aulas são realizadas na Escola Estadual "Capitão Henrique Montenegro" aos sábados, às 14h. Em Itapuí, o projeto funciona no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de segunda e quarta-feira, às 19h. Em Boracéia o projeto conta com o apoio da prefeitura e é realizado na escola "Edir Elen Sgavioli", aos sábados, a partir das 9h.

A cidade de Boracéia já formou um grupo de danças urbanas através desse projeto. Denominado de "Star Dance Break", o grupo é bem conhecido na região por participar de competições com prêmios em dinheiro e várias apresentações.

Formar grupos para competições e avaliações como forma de crescimento e formar futuros professores apaixonados por dança é mais um objetivo do projeto "Dançar com Conhecimento".

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/