[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Autoescolas de Araraquara esperam nova data para uso de simuladores

Por: BIANCA ZANATTA ROCHA

19/03/2014

A lei já está valendo, entretanto, algumas unidades do Departamento de Trânsito(DETRAN) pediram um prazo maior para cumprir a determinação de usar simuladores de direção. Esse prazo já tinha sido prorrogado uma vez, quando as autoescolas deveriam estar preparadas em junho do ano passado.

O alto custo e a falta do produto no mercado tem gerado dor de cabeça para muitos donos de autoescolas. São apenas quatro fabricantes autorizados no Brasil e eles alegam que as empresas deixaram para realizar o pedido em cima da hora. Ao ser concedida a extensão do prazo, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) levou em consideração a falha existente após a lei ter sido revigorada, pois a exigência dos simuladores deveria acontecer quando o equipamento já estivesse sido fabricado.

Em Araraquara(SP),o Centro de Formação de Condutores (CFC) Educar, já providenciou no inicio do ano a locação do seu simulador de direção. Porém, o proprietário e diretor geral da instituição, Celso Henrique Barbosa Pinto, alegou que ainda estão na espera desta nova prorrogação para que, então, coloque à disposição o primeiro e único aparelho existente na cidade.

O equipamento contém uma cabine com o interior semelhante a um carro, três telas que reproduzem diversos tipos de pista, entre elas a rural, urbana, rodoviária e de elevação. O simulador permite ao aluno sem experiência, um conhecimento de como manusear o carro, reduzindo a ansiedade dos condutores e melhorando a habilidade no volante, proporcionando maior segurança até o dia de encarar o trânsito real.

Nem todos os futuros condutores encaram esta nova regra como melhoria. Ao ser perguntado sobre a lei, a jovem que prefere não se identificar, propõe que o uso de simuladores de direção seja opcional. “Eu, por exemplo, ainda não tenho experiência ao volante, mas pretendo ganhá-la nas ruas, sem medo. Não quero passar por uma máquina, onde terei que pagar de 200 a 300 reais a mais, fingindo que essa será minha realidade. Vai ser algo desnecessário para alguns, então gostaria que pudéssemos escolher” afirma.

Ainda conforme a proposta da lei será combinada duas etapas para a adoção e utilização dos equipamentos. A primeira, até 31 de março, de confirmação pelas autoescolas, de que estão comprando ou providenciando a compra ou a locação dos simuladores, pois do contrário, não poderão matricular novos alunos. A segunda, até 30 de junho, quando, então, as autoescolas que não estiverem devidamente equipadas com os simuladores não terão o seu credenciamento renovado.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/