[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Atletas da terceira idade mostram sempre é tempo para o esporte

Por: ELDER CRISTIANO REVOREDO

21/03/2014

O esporte, além de ótimo para integração social, é muito importante para a saúde, principalmente na terceira idade, quando a prática de exercícios físicos diminui o risco de doença.

Três atletas de Araraquara acreditam que estão saudáveis graças à prática de esportes na terceira idade. José Campanholo Sobrinho, de 60 anos, pratica atletismo; já Antônio Carlos Orselli, 71, e Benedito da Silva, 89, praticam natação.

Campanholo, que neste ano participou pela primeira vez dos Jogos Municipais do Idoso, treina três vezes por semana no Campus da Unesp. Conta que corre “desde sempre”, mas só há cinco anos participa de competições. “Sempre gostei de correr, mas só tive tempo para competir depois que me aposentei”.

Benedito da Silva, outro atleta que participou dos Jogos do Idoso, conta que os médicos e amigos o incentivaram a praticar esportes vinte anos atrás e ele escolheu a natação devido ao calor típico de Araraquara. “Na época, estava no verão, daí escolhi a natação para me refrescar. Além de praticar exercícios, me apaixonei pelo esporte e comecei a competir logo em seguida”. Benedito tem o melhor tempo no nado peito da região, na categoria F (atletas a partir dos 85 anos).

Antônio Carlos Orselli é o único a não ter participado dos Jogos Municipais, pois tem que se preparar para outras competições. Orselli, que faz os treinos aquáticos no Clube Araraquarense e os físicos numa academia particular, tem seu nome entre os melhores do mundo. Em lista divulgada pela Federação Internacional de Natação, o nome de Antônio Carlos aparece em oito categorias, quatro em piscinas curtas, duas em piscinas longas, além de duas provas de revezamento.

Orselli vai disputar várias competições neste ano. A primeira, ainda neste mês, é o Torneio Mais Mais em Campinas; depois disputa o Brasileiro de Outono, em Belém(PA), no mês de maio; o Torneio Aberto de Ribeirão Preto, em julho; e o Sul-Americano de piscina curta, que este ano será na Argentina, ainda sem data definida.

Atualmente, muitos idosos procuram fazer exercícios físicos para ficarem mais saudáveis. O professor de educação física, Flávio Caires, afirma que qualquer tipo de atividade física é benéfico para saúde e que as pessoas devem começar a se exercitar cedo. “As pessoas esperam algo acontecer para praticarem esportes. Se tivessem feito exercícios sempre, não teriam tido problemas de saúde”.

Flávio diz que em atividades como a corrida, as pessoas fortalecem os músculos de pernas e costas, melhoram os reflexos e a mobilidade e diminuem o risco de doença cardiovascular. A natação melhora a capacidade de raciocínio, diminui o risco de Alzheimer, aumenta a capacidade respiratória e circulatória, além de dar maior flexibilidade nas articulações.

O professor também indica às pessoas a fazerem uma caminhada de 30 minutos por dia. Já para quem prefere fazer natação, nadar no mínimo duas vezes e no máximo cinco, por semana, com duração entre 30 e 60 minutos.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/