[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A paleontologia se dedica ao estudo dos seres vivos na terra sem a intervenção cultural do homem; já a arqueologia estuda a produção cultural do ser humano mediante a análise de seus artefatos.
Pessoas de várias idades frequentam o museu, a grande maioria estudantes. Visando atingir esse público, a parceria com a Fundação Araporã promove ações especiais para receber e estimular o conhecimento dos estudantes. São visitas monitoradas, oficinas, exibição de vídeos e palestras educativas, executadas pelos estagiários da Fundação Araporã e por funcionários do museu.
A Fundação mantem convênio com a Prefeitura Municipal de Araraquara e responde pela criação e estruturação do MAPA, curadoria de patrimônio arqueológico, restauração, conservação e preservação do material arqueológico juntamente com o diagnóstico das coleções arqueológicas do museu e a recepção de coleções particulares.
Segundo Virginia de Gobbi, Gerente de Museus, conhecer o passado auxilia na compreensão do mundo em que vivemos, como interferimos no nosso meio e as mudanças e transformações pelas quais passamos hoje, que refletirão no nosso futuro. O museu possibilita reflexões que contribuem para o desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas que o frequentam, favorecendo a formação de cidadãos mais críticos e conscientes na sociedade e contribuindo para a preservação de seu patrimônio, ressalta Virginia.
A professora de Educação Infantil Valéria Adão Zaffani também ressalta a importância das visitas monitoradas ao MAPA. Iniciativas como essa aguçam a vontade dos alunos de visitar novos lugares e favorecem o aprendizado, levando o aluno a refletir sobre como é importante a preservação do patrimônio, diz Valéria. As visitas também permitem ao professor dar aprofundamento em sala de aula sobre o que foi observado na exposição.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h30; aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI