202101220045

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Matão desenvolve projeto "Empreender"

Por: THAIS LEONEL DO VALE

27/05/2003

Micro e pequenas empresas de Matão começam a refletir os resultados positivos de um projeto iniciado na cidade no ano passado. Mais sólidas e melhor gerenciadas, essas empresas estão se juntando em núcleos setoriais para discutir problemas comuns, absorver novas tecnologias de gestão e projetar crescimento sustentado, com base num projeto comum de desenvolvimento da cidade.

O Projeto Empreender é um processo que promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das micro e pequenas empresas em Núcleos Setoriais, tendo como objetivo geral elevar a competitividade. O projeto é uma iniciativa da CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil, SEBRAE e FACESP.

Foi iniciado na cidade de Matão – SP em outubro de 2002, quando algumas cidades de médio e pequeno porte do país foram selecionadas. Um projeto inicial desenvolvido por três Associações Comerciais do estado de Santa Catarina, com o apoio do Governo Alemão, através da HWK - Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, a partir de 1991, foram o embrião do Projeto Empreender.

Em 1997 a FACISC - Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina e o SEBRAE/SC, com apoio financeiro do SEBRAE nacional implantou o Projeto em outros municípios do Estado. Em 1999, o SEBRAE e a CACB iniciaram o piloto do Projeto Empreender em mais sete Estados brasileiros: AL, BA, MA, MG, PE, PR e SE. A partir de 2002, iniciou-se a expansão do Empreender para todas as 27 Unidades da Federação.

O Empreender se desenvolve através de um consultor - contratado especificamente para este Projeto que, após reunião com o Presidente da Associação Comercial e Empresarial e membros do Comitê Gestor, faz um levantamento de segmentos que serão convidados para a formação dos núcleos setoriais. Após a formação dos Núcleos Setoriais pelo Consultor, são marcadas reuniões que podem ser semanais, quinzenais, etc, para que os empresários identifiquem problemas e soluções para o seu segmento de atuação.

As reuniões procuram envolver os participantes nas discussões, esclarecer dúvidas, gerenciar conflitos e levar um grupo a alcançar, de forma consistente, os objetivos propostos para a discussão. A metodologia utilizada nas reuniões se apóia em três componentes fundamentais: a visualização constante de todo o trabalho produzido, o trabalho em grupo e o trabalho de moderação.

A partir das necessidades levantadas nas reuniões são realizadas palestras e treinamentos sobre “Qualidade no Atendimento”, para proprietários e funcionários; custos, despesas e preço de venda; diagnóstico de empresas; participação em feiras; e sobre áreas específicas.

Os objetivos específicos do projeto são promover o desenvolvimento de segmentos econômicos, organizar as demandas e necessidades empresariais, promover e fortalecer o associativismo, melhorar os resultados das micro e pequenas empresas, incentivar a busca de novos mercados e de novas tecnologias, sensibilizar os empresários para a prática de comportamentos frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver novas lideranças empresariais.

Em Matão os núcleos formados são dos setores de oficinas mecânicas e auto-elétricas, confecções, avicultores, distribuidores de água, farmácias e materiais de construção.

Vale lembrar que todos os segmentos empresariais podem fazer parte do Projeto Empreender. Basta entrar em contato com o consultor Wilson, pelo fone 282-5596, para conhecer o Projeto Empreender e receber todas as informações pertinentes.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI