[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Diante da preocupação com os idosos que ficam sozinhos em casa, foi criado o Centro da Melhor Idade de Ibaté (SP) que oferece gratuitamente um tratamento diferente para a saúde mental dos idosos.
O Centro envolve atividades como a dança, plantio, almoços, entre outras atividades, onde eles são atendidos durante os dias da semana e participam de atividades com voluntários que ajudam na casa.
Além de prazerosa, as atividades na terceira idade podem trazer ainda mais benefícios à saúde do que os exercícios físicos tradicionais.
De acordo com a terapeuta ocupacional Miriam Perez, de Ibaté, que trabalha no Centro da Melhor Idade, a dança e as atividades envolvidas, proporcionam muitos benefícios para a saúde do coração, para a capacidade respiratória e, acima de tudo, para a qualidade de vida. “Os benefícios das atividades para as pessoas mais velhas são muitos.Também ajudam na coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio, além de ajudar no stress e, depois que eles começaram a frequentar, tenho notado uma melhora muito satisfatória na sua saúde física e mental", declara a terapeuta.
"Praticar algumas das atividades desenvolvidas é um desafio para o cérebro dos idosos e gera um aumento de suas conexões neurais, que dão a eles maiores habilidades no aprendizado e na memória. É muito importante a diversificação para estimular a capacidade de adaptação dos alunos", diz Miriam.
"Até a poucos dias tivemos dança, com o ritmo do forró, escolhido pelos próprios alunos, pois queriam aprender e poderem frequentar os bailes de forró da cidade", completa Miriam.
Segundo ela, a cada aula e exercícios é possível notar o progresso de cada um e o prazer que eles têm ao realizar as atividades.
Para a aposentada Ana Carlino, de 73 anos, as atividades são essenciais devido a melhora na saúde.“Nas pessoas de mais idade temos a tendência de nossos ossos começarem a paralisar, vai endurecendo os nervos, e as atividades físicas ajudam na melhora dos movimentos e na flexibilidade", afirma.
“Eu aconselho a prática de exercícios não só na terceira idade, mas a todos, pois eu acredito que os benefícios estendem à autoestima, isso por estimular o que há de melhor em cada um de nós", conclui a aposentada.
Para participar das atividades no Centro da Melhor Idade de Ibaté, basta ter mais de 50 anos e ir até o local, que fica na Rua João Alteia, nº. 209 no bairro Jardim Menzani. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Tudo é gratuito e basta preencher uma ficha para frequentar.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI