202101190538

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Nutricionista alerta para o perigo das dietas de restrição alimentar

Por: LUANA MOREIRA MARQUES

30/10/2013

Cresce a utilização de dietas de restrição, com a promessa de resultados rápidos, com receitas caseiras de sopas e cardápios onde a base é a restrição de alimentos que são fornecidos na internet, em revistas ou em uma roda de amigos. Porém, é necessário lembrar que qualquer dieta deve seguir a supervisão de um nutricionista e ser acompanhada com a prática de exercícios físicos.

A estudante Fabiana Reis, há alguns anos conheceu a "Dieta da USP" através de amigos, que promete a perda de peso de até aproximadamente quinze quilos em quinze dias. "Consegui uma perda de peso significativa, mas junto com a perca de peso veio os efeitos colaterais, como dor de cabeça,desatenção, fraqueza muscular, cansaço, alterações no sono e estresse físico e emocional. E logo que parei a dieta, ganhei todo o meu peso novamente com muita facilidade", conclui a estudante.

De acordo com a nutricionista Marina Boaretto, de Araraquara(SP),"esse ganho de peso ocorre porque na primeira oportunidade que o organismo tiver de reter toda caloria de um alimento, ele vai reter o máximo que conseguir e, por ser restritiva, além de cortar totalmente alimentos essenciais ao organismo, as pessoas tendem a pular refeições também. Esse hábito pode levar, inclusive, a transtornos alimentares, como a anorexia ou a bulimia",alerta.

Marina explica que essas dietas restritivas podem causar hipovitaminose, que é a falta de vitamina no organismo que resulta em vários tipos de infecção, queda de cabelo, fraqueza, hipoglicemia que pode levar a desmaios e dependendo do grau, pode levar também ao coma. "Para perder peso com saúde é necessário a supervisão de um nutricionista que preparará o cardápio de acordo com a necessidade do paciente e a prática de exercícios físicos é fundamental para o ganho de resultados", observa a nutricionista. Marina, lembra que é simples perder peso mas manter é o mais complicado. "É necessário muita dedicação e uma reeducação alimentar para emagrecer com saúde", orienta.

juegos de cocina con barbie - go to site

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI