202101262355

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto social de São Carlos oferece aulas gratuitas de dança

Por: ALEXANDRE JOSE DOS SANTOS

18/10/2013

O Projeto Dançar teve início em 1988 e até hoje é realizado pela Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura (CAE). A prefeitura é quem fornedce os professores, o espaço das aulas e os recursos materiais.

O projeto é desenvolvido de segunda a sexta, no Centro de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”. Há aulas gratuitas de ballet, dança de rua e sapateado para iniciantes e intermediários. Além da dança, os participantes trabalham a criatividade, a coordenação motora, a musicalidade, a disciplina, além do contato com seus pares.

A proposta do projeto é apresentar para as crianças e os adolescentes a importância da dança como atividade física, cultural e todos seus aspectos técnicos e artísticos. "Na dança, trabalhamos também outras questões importantes para a sociedade, como o respeito ao próximo e a responsabilidade", afirma a professora do projeto, Milena Zepon.

Milena é bailarina desde pequena e ama a dança enquanto arte. "Amo transmitir e aprender com as crianças o pouco que sei sobre a dança e adoro trabalhar no projeto”, garante.

As turmas são formadas por faixa etária e modalidade desejada. O ballet é permitido a partir dos 4 anos; dança de rua a partir dos 6 anos. "Sapateado é o primeiro ano que oferecemos e temos alunos a partir dos 8 anos", informa a orientadora técnica de programas em arte-educação Patrícia Russo.

Os participantes no projeto devem ter entre 4 e 16 anos e a vaga é garantida por ordem de chegada, durante o período de inscrição. Na primeira semana, apenas os participantes do ano anterior podem fazer a renovação da sua matrícula. A partir da segunda semana, as inscrições ficam abertas a toda população da cidade. Cada turma tem vinte vagas e, ultrapassando esse número, abre-se uma lista de espera.

"Com o início das aulas e as desistências, ficamos durante um período realizando a chamada pela lista de espera e depois encerramos as inscrições quando preenchidas estas vagas. Este ano temos a participação de duzentas crianças e adolescentes no projeto”, afirma a orientadora técnica Patrícia Russo.

Ao final de cada ano, em dezembro, os projetos permanentes de dança da prefeitura se juntam para a apresentação da Mostra de Dança. Nela participam turmas de dança da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), de crianças e adolescentes, adultos e grupos de dança da FESC, com alunos da maturidade.

Com relação à participação em eventos competitivos de dança, o projeto dançar já obteve algumas premiações.

“Na época em que era aluna do projeto, as turmas participaram de diversas competições de dança", lembra a ex-aluna do projeto dançar e atual professora de dança de rua do projeto, Claudiane Oliveira.

Foram premiadas no Dança Ribeirão em 1999 e 2000, em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na modalidade dança de rua. No Passo de Arte, em Santos, por três vezes foram classificadas para a final na modalidade dança de rua e dança afro, recebendo nesta o primeiro lugar. Nas competições da RV, realizadas em diversas cidades da região, todas as vezes que participaram receberam primeiro lugar nas modalidades dança de rua e ballet, com as turmas infantil, juvenil e adulto.

"Nos últimos anos, estamos focados em participar mais de mostras não competitivas, como no Festival de Dança de Catanduva, e em apresentações em espaços da cidade de São Carlos como escolas, teatro, eventos da prefeitura, priorizando a divulgação do nosso trabalho e a disseminação da dança enquanto arte”, ressalta Claudiane Oliveira.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI