[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Cinema alternativo oferece várias opções para araraquarenses

Por: JEAN DAVID GARBINI CAZELLOTTO

23/10/2013

A produção dos filmes de baixa publicidade, conhecidos como cinema alternativo, oferece várias opções para um público que gosta dessa gama de longas e curta-metragens.

Em Araraquara(SP), o público pode encontrar várias salas que exibem os filmes. O “Cinema em Série”, por exemplo, é realizado pela prefeitura sempre às segundas-feiras, e o tema muda durante os meses.

Em setembro, cinco filmes musicais foram exibidos na sala Jean Paul Sartre, na Casa da Cultura, por conta do Festival de Dança de Araraquara. A Casa da Cultura fica na rua São Bento, 909 no Centro.

Em outubro, a prefeitura exibe filmes especiais para as crianças, por conta do Dia das Crianças, no último dia 12. Na próxima sessão (dia 21), será exibido o filme infantil “A espada mágica - a lenda de Camelot” e dia 28, o longa-metragem “A viagem de Chihiro”.

Outra opção para assistir aos filmes alternativos é o projeto conhecido como “Sessão Zoom”, que oferece ao público películas todas as segundas-feiras, no Cine Lupo, às 21h30. O preço do ingresso é R$ 2,00.

A coordenadora do projeto, Carolina Gierwiatowski, conta que por diversas vezes a "Sessão Zoom" foi interrompido por falta de parcerias. “Tudo começou em 1961, com Vicenzo Spoto no Teatro Wallace. Após alguns anos, Spoto parou com as exibições e só retornou em meados de 1975, com outra coordenação”, explica.

Carolina ainda explica como foi voltar com o projeto. “Começamos a repensar sobre o Sessão Zoom ainda em 2012 e alinhamos os filmes sempre de acordo com o que foi o projeto. Filmes em película 35 milímetros e que sempre atendesse aos ‘padrões’ das sessões”.

A coordenadora ainda revela novidades para o final do ano. “Estamos estudando para que em dezembro realizar sessões ao ar livre, em diversas praças da cidade, com a ajuda da prefeitura”, informa. Para mais informações, acesse facebook.com/SessaoZoom.

Para mais opções ao público que tem a tarde livre, a alternativa é o Cine Campus, realizado pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista(UNESP). As exibições acontecem às terças e quintas-feiras, nos anfiteatros D e E, às 14h.

Nesta quinta-feira (17), o filme "Orfeu Negro" será exibido, em comemoração ao centenário de Vinícius de Moraes. Após a exibição, haverá debate com o professor mestre Fábio Gerônimo, formado em estudos literários pela mesma faculdade. Para acompanhar as programações do Cine Campus, acesse o blog www.cinecampusararaquara.blogspot.com.br.

Para o assessor de imprensa Renato Alves, 23, o segredo é saber procurar as opções. “Sempre há alvo novo sendo exibido e a oferta está aumentando. A Sessão Zoom, por exemplo, investe em filmes menores e, depois de muito tempo sem funcionar, acabou voltando e, o melhor, a preços acessíveis”, afirma.

Segundo Alves, além do cinema alternativo, há também os espaços alternativos que exibem os filmes. “O Sessão Zoom ocorre em uma sala de cinema, mas o Sesc, o Sesi, o Cine Campus e também a Casa da Cultura também têm seus espaços para esse tipo de exibição. Araraquara tem público para filmes alternativos: pode ser menor, mas nem todo mundo gosta apenas de blockbusters dublados”, finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/