Ageuniara

Curso de Saneamento Rural é destaque na Embrapa Instrumentação

Por: LETICIA DURO DUARTE

16/10/2013

Com o objetivo de debater as dificuldades e propostas para a universalização do sistema de saneamento básico rural no Brasil, a Embrapa Instrumentação, localizada em São Carlos (SP), abre até o dia 18 de outubro, inscrições para o I Curso de Saneamento Básico Rural, que acontecerá nas dependências da própria Embrapa entre 30 de outubro e 1 de novembro de 2013.

Os participantes terão palestras com propostas orientadoras que possam amenizar o problema do saneamento básico na área rural, onde 23 milhões de pessoas vivem sem acesso à água e esgoto tratados. Essas tecnologias como a Fossa Séptica Biodigestora, Clorador Embrapa e Jardim Filtrante, destinadas ao tratamento da água, do esgoto doméstico e da água cinza-tanques, pias e chuveiros, vem se desenvolvendo desde 2000, na Embrapa Instrumentação, como forma de preservar a saúde e o meio ambiente.

Dentre as propostas discutidas na palestra estão também os conceitos fundamentais, consequências para a saúde humana, descrição detalhada das tecnologias; mesas-redondas e visita ao Sítio São João, onde está instalado um sistema completo de saneamento básico rural.

Workshop

Embora o curso esteja programado para acontecer a partir do dia 30/10, uma dia antes,em 29/10, a Embrapa Instrumentação realizará discussões sobre propostas para a universalização do saneamento básico na área rural, em termos de água e esgoto, envolvendo lideranças políticas e institucionais ligadas ao setor, especialistas e acadêmicos, instituições públicas e privadas, além de representantes da assistência técnica e da extensão rural.

Entre os enfoques do workshop estão a elaboração de um documento com o propósito de fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas e ampliação de cooperações institucionais. O evento será aberto ao público. Os inscritos no curso que tiverem interesse também podem participar desta discussão.

“É um workshop sobre Saneamento Básico Rural, que são problemas para universalização desses sistemas, na qual estamos chamando várias pessoas para discutir esse tema, inclusive, para depois apoiar dentro dessa discussão do levantamento do programa nacional de saneamento básico rural junto com a FUNASA e, na sequência, o curso é para interessados em trabalhar com esse tema”, explica o pesquisdor da Embrapa Instrumentação, Wilson Tadeu Lopes da Silva, que é o organizador do curso.

As vagas são limitadas, portanto e os interessados em participar do curso, deve acessar a página http://saneamento.cnpdia.embrapa.br e preencher um formulário de inscrição. No site o candidato terá as demais informações necessárias à participação no evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16)2107 2901.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/