Ageuniara

Sessão Zoom retorna a Araraquara com filmes do circuito alternativo

Por: PAULA CRISTINA CARDOSO DE SOUSA

04/10/2013

Após 50 anos da estréia e quatro paralisações, a Sessão Zoom volta com uma programação eclética, exibindo filmes que fazem uso de uma tecnologia antiga, mas de qualidade, a película 35 milímetros. O programa Sessão Zoom foi criado na cidade de Araraquara por Vicenzo Spoto, em 1961, com o objetivo de entreter pessoas que gostam de bons filmes do circuito alternativo.

A Sessão Zoom marcou a história com o seu retorno em 2013 no dia 16 de setembro, com a coordenação de integrantes do Coletivo Cultural Colmeia, em parceria com a Medianeiro Projetos Culturais e o Cine Lupo. O público conferiu, por apenas R$ 2 reais, o longa-metragem nacional “Elena”, lançado em dezembro de 2012 por Pietra Costa e elenco.

O programa que sempre foi realizado com ajuda de parceiros, desta vez conta com incentivos fiscais, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991), que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa lei é conhecida também por Lei Rouanet.

Segundo a coordenadora de produção, Carolina Gierwiatowski, uma das características do projeto, que também foi exigido para receber incentivo da Lei Rouanet, é a de exibir filmes alternativos, fora do circuito tradicional e produzidos em película de 35mm. “É uma tecnologia antiga, ainda usada nos dias de hoje por muitos diretores de cinema, com uma ótima qualidade”, disse.

Carolina explica que o grupo resolveu devolver para Araraquara o programa Sessão Zoom partindo do principio que o projeto foi um grande responsável pela formação cultural de muitas pessoas da cidade. “Através da Sessão Zoom muitas pessoas tiveram uma formação crítica. Entendemos que este programa não é de uma ou outra pessoa; ele é de Araraquara. Faz parte da história da nossa cidade”.

Para o publicitário Zezé Brandão, cinéfilo assumido, “os filmes exibidos antigamente na Sessão Zoom, às segundas feiras, contribuiram para o conhecimento de cinematografia fora do eixo França-Itália-Hollywood, que sempre foi a nossa principal referência. Através das Sessões descobrimos linguagens incomuns, enquadramentos originais e visões de mundo diferentes do American way of life”.

A Equipe

A equipe responsável pelo retorno da Sessão Zoom e produção do programa é composta por Carol Gierwiatowski, Rafael Barone, Neila Dória, Aline Lopes, Breno Rodrigues de Paula, Yasmin Bidim, Monique Mancini, Khárenn Castro, Mariana Campos, Jorge Rufino, Fábio Lupo e Paula Chang.

Serviço

Os filmes da Sessão Zoom são exibidos sempre às segundas feiras, às 21h30, no Cine Lupo. O ingresso custa R$ 2,00.

Programação para outubro

7/10: CAIRO 678

14/10: Lemon Tree

21/10: Se nada mais der certo

28/10: Deixa Ela Entrar

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/