Ageuniara

Santuário Schoenstatt completa 12 anos em Araraquara

Por: FERNANDA MOREIRA TOLENTINO

18/09/2013

O Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, de Araraquara (SP), comemorou 12 anos no último dia 15 de setembro.O Santuário veio para a cidade através das irmãs de Schoenstatt, que escolherem a cidade por causa de clima quente e das belíssimas paisagens.

Assim,foi instalado e inaugurado no dia 15 de setembro de 2001 através de uma cerimônia realizada por D. Joviano de Lima Junior, na época, bispo da Diocese de São Carlos, da qual Araraquara faz parte.

A capela do Santuário de Schoenstatt, que em Araraquara recebe o nome de Santuário "Morada da Alegria Vitoriosa", é utilizada para recepcionar os visitantes que realizam no local um breve momento de oração e meditação. O interior da capela é formado por um altar cujo o centro é destacado com a imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt, que é uma santa alemã.

Há dois anos, a Irmã Mariane, como é conhecida, cuida do local. Ela conta que, em princípio,no Santuário, as celebrações existentes eram compostas por missas e terços. As missas eram realizadas no primeiro sábado de cada mês às 7h. Nas segundas e quintas-feiras, de cada mês, às 20h, e todos os dias 18, de cada mês,com horários alternados, variando entre as 16h ou 20h.

“Os visitantes eram apenas as pessoas que já conheciam o movimento de Schoenstatt, participando dessas missas e terços que eventualmente aconteciam”, relata a Irmã.

Atualmente as celebrações são compostas por missas semanais, realizadas aos domingos às 16h. Continua havendo missas todos os dias 18 de cada mês às 20h e há previsões para iniciar outros horários de missas e também outras programações como, por exemplo, as novenas para Nossa Senhora de Schoenstatt.

Lígia Ramos, faz parte da comissão de jovens do Santuário, que também recebe uma pequena quantidade de romeiros que utilizam ônibus ou carros para fazer as romarias. São visitantes de cidades vizinhas como: Dourado, Ribeirão Bonito, Ibaté, São Carlos, entre outras localidades da região. O Santuário recebe aproximadamente 2.060 pessoas por mês. E com a presença de romeiros, começam a surgir programações para receberem esses peregrinos.

“Nós do grupo de jovens sempre buscamos promover atividades como: cursos rápidos de artesanatos, peças teatrais bíblicas e outras atividades de evangelização", informa Lígia.

No salão de festas existente no local, há palestras com vídeo que explicam assuntos referentes à origem e história do Santuário. E sempre celebram com festa como no mês de maio por ser o mês de Maria, e no dia de comemoração de aniversário do Santuário. Neste ano, a festa foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro, com muita comida, apresentações dos jovens da capela e com missas em homenagem a Santa Schoenstatt.

O Santuário de Schoenstattt, se localiza na Avenida Antônio Chiossi, nº 36, no bairro do Jardim Botânico, em Araraquara.

A história de Nossa Senhora de Schoenstatt

Em Schoenstatt, Alemanha, o Pe. Jose Kentenich e um grupo de alunos realizou uma aliança de amor com Nossa Senhora no dia 18 de outubro de 1914.

Schoenstatt significa " Belo Lugar ", a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, é enviada a partir do Santuário, em Schoenstatt, para visitar seus filhos, especialmente em seus lares.

As famílias recebem a imagem Peregrina e são chamadas a transformar seus lares em um "belo lugar", num pequeno Santuário, numa Igreja doméstica.

No Brasil, o fundador Pe. José Kentenich inaugurou um Santuário em Santa Maria (RS) no dia 11 de abril de 1948. No ano de 1950, o Diácono João Pozzobon recebeu uma imagem da Mãe Três Vezes Admirável para levá-la às famílias e rezar o terço com as mesmas. A imagem foi-lhe dada pela Ir. M. Terezinha Gobbo, na época responsável pelo Movimento de Schoenstatt no Brasil. Pozzobon caminhou mais de 140.000 quilômetros para levar a imagem peregrina às famílias em seus lares, bem como hospitais, escolas e presídios, incentivando a devoção do rosário e a freqüência aos sacramentos.

Em 1979 a partir da visita de Pozzobon à Roma e a Schoenstatt com a imagem peregrina, o movimento assumiu dimensões mundiais crescendo rapidamente nos últimos anos.

Fonte: Secretaria do Santuário de Schoenstatt de Araraquara.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/