202101190748

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto Pequeno Cidadão ajuda crianças e adolescentes em São Carlos

Por: LUIS GUSTAVO GRANDE FUZARO

18/09/2013

Idealizado em 1996 e implantado em 1997, o Projeto Pequeno Cidadão se caracteriza por ser um projeto de Ação Social e Complementação Educacional para as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Através de uma parceria realizada entre a Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos (SP), e a empresa KPMG Auditores Independentes o projeto atende diariamente 220 crianças de 10 a 14 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O curso tem a duração de quatro anos, sempre no horário contrário ao que o aluno estuda. Se ele vai à escola na parte da manhã, no período da tarde, fará parte do projeto.

O Pequeno Cidadão conta com várias atividades através de oficinas e cursos de formação profissional como, por exemplo, incentivo à educação, expressão plástica, iniciação filosófica, atividades esportivas, curso de informática e bibliotecas. Além disso, os jovens têm um acompanhamento na higiene bucal, alimentação, atendimento médico e odontológico.

Para a Coordenadora Pedagógica do Projeto, Elaine Trimer, o objetivo é tirar as crianças de baixa renda das ruas para que possam ter uma melhor educação, e assim não irem para o lado das drogas, violência, enfim, ter uma vida melhor para que no futuro possam ter portas abertas no mercado de trabalho e, consequentemente, um crescimento profissional dentro da empresa onde irão trabalhar.

Execução do projeto

A execução do projeto fica a cargo da equipe executiva e pela USP, no campus de São Carlos, que cede a estrutura física e administrativa. Os atores sociais planejam, executam, participam e acompanham todas as atividades de ambas as turmas (matutina e vespertina),como uma extensão de caráter esportivo, educacional e cultural.

O aluno Igor de Souza, um dos participantes do projeto, em São Carlos, diz que a iniciativa é muito importante para o futuro."Desde que entrei no curso, estou feliz, pois tenho o que comer, onde brincar, aprendo as noções de informática e gosto muito de estudar, ler, entre outras coisas", afirma.

Os alunos que se formam a cada ano têm um apoio profissional realizado através dos parceiros do sistema S (SESI e SENAC), que mantém um vínculo com o projeto encaminhando os alunos participantes para as instituições profissionalizantes, para o Círculo de Amigos dos Meninos Patrulheiros(CAMP), Salesianos, Centro de Educação e Formação ao Adolescente(CEFA), SENAI, Escola Industrial e Centro da Juventude.

Para fazer parte do projeto é preciso entrar em contato com o Projeto Pequeno Cidadão que fica na USP, campus de São Carlos, pelo site www.sãocarlos.usp.br/pequenocidadão ou pelos telefones (16) 3373-9105 e 3373-8294.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI