Ageuniara

Estudante de Araraquara participa do Programa Ciência sem Fronteiras

Por: HELOISA HELENA ZANONI

16/09/2013

Mais de quinhentos estudantes de universidades localizadas na região de Araraquara estão participando do programa do governo Federal "Ciência sem Fronteiras", frequentando universidades em diferentes países estrangeiros. Até 2014 o programa vai conceder 75 mil bolsas para estudantes e pesquisadores, numa parceria entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

A araraquarense e estudante de Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Milli Aline Sant’Anna, de 23 anos, é uma dessas estudantes selecionadas para um período numa universidade estrangeira.

No começo do ano ela se inscreveu no Programa e escolheu como destino Portugal, por considerar importante para o futuro ter em seu currículo um intercâmbio. Porém, foi surpreendida ao receber um e-mail que a deixou muito mais satisfeita, um convite para ser remanejada e hoje é aluna da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos.

Dentre algumas opções, a estudante escolheu os Estados Unidos por considerar o idioma Inglês fundamental para sua carreira profissional. “Foi um sonho realizado, pois acho a oportunidade de conviver com pessoas de outra cultura uma experiência única, além de poder aprender outro idioma”. Outra vantagem, segundo Milli, é morar em alojamentos da faculdade onde convive com nativos todo o tempo, facilitando o aprendizado. “Recomendo a todos que puderem passar por essa experiência", afirma.

No caso de Milli, como ela ainda não adquiriu proficiência no idioma, passará seis meses nos Estados Unidos fazendo um curso de Inglês e, depois de aprovada no exame, iniciará as aulas normais na faculdade.

A dificuldade em dominar a língua inglesa têm feito muitos outros jovens optarem pelo intercâmbio em Portugal. Foi por isso que a UFSCar desenvolveu um curso online para ajudar os universitários a aprender o Inglês. Como o intuito do programa é entrar em contato com outras línguas, o convênio com Portugal foi desfeito e os candidatos remanejados para outros países assim como a estudante araraquarense.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/