202101231446

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Borborema terá duas Rainhas do Rodeio na 40ª edição da Festa do Peão

Por: GUSTAVO ALVES DA SILVA TEIXEIRA

06/09/2013

O tradicional desfile da escolha da Rainha do Rodeio de Borborema foi palco de um escândalo ao chegar na sua 30ª edição. No dia 10 de agosto, data do evento, cinco candidatas (uma rainha e quatro princesas) foram anunciadas como vencedoras do concurso. Receberam os títulos Valéria Rueda, como Rainha do Rodeio; Yara Pavão, Camila dos Santos, Isabela Novelli e Karina dos Santos, como Princesas.

Porém, na segunda-feira seguinte, 12 de agosto, o Clube de Rodeio e de Campo de Borborema, organizador do evento, divulgou na sua página no Facebook que o resultado anterior estava errado e que outras candidatas seriam as verdadeiras vencedoras do concurso. Seriam elas: Karina dos Santos, como Rainha do Rodeio; Larissa de Souza, Yara Pavão, Geovana França e Quézia Prado, como Princesas.

Segundo Maurício da Costa, coreógrafo de Karina e algumas outras candidatas, o resultado primeiramente divulgado foi manipulado. “Sabia que havia algo errado. Na segunda-feira, os pais das candidatas e eu fomos até a porta da secretaria do Clube para exigir uma recontagem dos votos e assim o erro foi descoberto”, declarou.

O Clube de Rodeio, através de seu presidente Enivaldo José Mariano da Silva, divulgou nota oficial à imprensa atribuindo o ocorrido a uma falha de fórmulas do programa Excel, utilizado pelos fiscais para contabilizar as notas. Logo após, no dia 18 de agosto, foi realizada uma cerimônia a portas fechadas para a entrega das faixas às novas vencedoras.

As candidatas que perderam a faixa e seus representantes abriram então um processo judicial contra o Clube de Rodeio pedindo uma posição mais justa da comissão organizadora do desfile ou a anulação do desfile. Na manhã do dia 23 de agosto, a juíza da comarca de Borborema, Vivian Labruna Catapani, anulou o desfile preventivamente até que as partes chegassem a algum acordo.

“Não se pode dar o título a alguém em um instante, na frente de toda uma cidade, e retirá-lo logo em seguida. Não é apenas uma faixa que é colocada em jogo, mas sim a integridade moral e psicológica dessas participantes, que além de extremamente expostas, se tornaram motivo de chacota para a cidade após a divulgação do verdadeiro resultado”, declarou Mirella Rueda, advogada de Valéria e das outras candidatas prejudicadas.

No dia 30 de agosto, a juíza Vivian Labruna Catapani convocou o Clube de Rodeio e todas as participantes, acompanhadas de seus responsáveis, para uma audiência de conciliação com o intuito de decidir de uma vez o desfecho do caso Rainha do Rodeio de Borborema 2013.

Na audiência, Clube de Rodeio, Ministério Público e representantes das candidatas chegaram a um acordo: Borborema terá duas Rainhas do Rodeio e seis Princesas no ano de 2013, ficando assim a classificação oficial: Karina dos Santos e Valéria Rueda Brazão, Rainhas do Rodeio; Larissa de Souza e Yara Pavão, Primeiras Princesas; Camila dos Santos e Geovana França, Segundas Princesa; e Isabela Novelli e Quézia do Prado, Terceiras Princesas.

Além dessa classificação, a audiência também determinou que todas essas candidatas poderão usar suas respectivas faixas durante a Festa do Peão e Desfile, receberão as respectivas premiações de suas categorias, e também uma bonificação de R$ 300, cada uma.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI