[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Porém, na segunda-feira seguinte, 12 de agosto, o Clube de Rodeio e de Campo de Borborema, organizador do evento, divulgou na sua página no Facebook que o resultado anterior estava errado e que outras candidatas seriam as verdadeiras vencedoras do concurso. Seriam elas: Karina dos Santos, como Rainha do Rodeio; Larissa de Souza, Yara Pavão, Geovana França e Quézia Prado, como Princesas.
Segundo Maurício da Costa, coreógrafo de Karina e algumas outras candidatas, o resultado primeiramente divulgado foi manipulado. “Sabia que havia algo errado. Na segunda-feira, os pais das candidatas e eu fomos até a porta da secretaria do Clube para exigir uma recontagem dos votos e assim o erro foi descoberto”, declarou.
O Clube de Rodeio, através de seu presidente Enivaldo José Mariano da Silva, divulgou nota oficial à imprensa atribuindo o ocorrido a uma falha de fórmulas do programa Excel, utilizado pelos fiscais para contabilizar as notas. Logo após, no dia 18 de agosto, foi realizada uma cerimônia a portas fechadas para a entrega das faixas às novas vencedoras.
As candidatas que perderam a faixa e seus representantes abriram então um processo judicial contra o Clube de Rodeio pedindo uma posição mais justa da comissão organizadora do desfile ou a anulação do desfile. Na manhã do dia 23 de agosto, a juíza da comarca de Borborema, Vivian Labruna Catapani, anulou o desfile preventivamente até que as partes chegassem a algum acordo.
“Não se pode dar o título a alguém em um instante, na frente de toda uma cidade, e retirá-lo logo em seguida. Não é apenas uma faixa que é colocada em jogo, mas sim a integridade moral e psicológica dessas participantes, que além de extremamente expostas, se tornaram motivo de chacota para a cidade após a divulgação do verdadeiro resultado”, declarou Mirella Rueda, advogada de Valéria e das outras candidatas prejudicadas.
No dia 30 de agosto, a juíza Vivian Labruna Catapani convocou o Clube de Rodeio e todas as participantes, acompanhadas de seus responsáveis, para uma audiência de conciliação com o intuito de decidir de uma vez o desfecho do caso Rainha do Rodeio de Borborema 2013.
Na audiência, Clube de Rodeio, Ministério Público e representantes das candidatas chegaram a um acordo: Borborema terá duas Rainhas do Rodeio e seis Princesas no ano de 2013, ficando assim a classificação oficial: Karina dos Santos e Valéria Rueda Brazão, Rainhas do Rodeio; Larissa de Souza e Yara Pavão, Primeiras Princesas; Camila dos Santos e Geovana França, Segundas Princesa; e Isabela Novelli e Quézia do Prado, Terceiras Princesas.
Além dessa classificação, a audiência também determinou que todas essas candidatas poderão usar suas respectivas faixas durante a Festa do Peão e Desfile, receberão as respectivas premiações de suas categorias, e também uma bonificação de R$ 300, cada uma.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI