[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” de São Carlos ( SP),abriu espaço para o Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama(GAICAM),para desenvolver um curso de teatro destinado a pacientes em tratamento contra o câncer.
A proposta do curso, segundo o grupo, é levar uma mensagem de encorajamento e de luta, para portadoras do câncer e explorando o teatro como recurso terapêutico para elevar a autoestima das integrantes, promovendo uma reflexão a respeito dos valores pessoais e da história de vida de cada integrante e acelerar a cura da doença.
Para a coordenadora do Grupo, Alessandra Groppa, a iniciativa é importante para os pacientes terem espaço para se manifestarem. “A arte trabalha o espaço da expressão e o teatro é o melhor caminho para essa livre expressão dos sentimentos”, comenta.
A fisioterapeuta Joelma Carvalho Batista, que acompanha o grupo conta que o teatro é um recurso terapêutico, que ajuda no tratamento das pacientes. “ O grupo está sendo dirigido pela professora de teatro Márcia Casaburi, que trabalha com exercícios adaptados”,explica
“Essas mulheres estão em tratamento oncológico e a proposta é que elas tenham a possibilidade de interagir umas com outras, buscando um pouco de relaxamento e dividindo suas experiências de vida”, destaca Márcia.
“Estava arrasada, deformada de tanto chorar. Queria encontrar dicas para ficar mais bonita, sair de casa e com o curso encontrei forças e ânimo. Aqui não existe sofrimento, trocamos experiências umas com as outras, buscando a felicidade. Nós somos mais que vencedoras”, comenta a paciente Flávia Marcondes.
Para Joelma, o teatro é um veículo de comunicação diversificado, que proporciona o treino de habilidades multidimensionais, qualidade de vida e auto- cuidado. "Aumentando a autoestima, criando espaço de reflexão a respeito dos valores pessoais e da história de vida de cada participante", finaliza.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI