[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O município de Araraquara ficou 14º lugar em âmbito nacional e em 7° no estado de São Paulo com o IDHM 0,815. São Carlos ficou na 28ª posição(no estado na 14ª) com o IDHM 0,805, e Matão com 0,733 ficou na 197ª posição do Brasil e na 96ª no levantamento estadual. O índice é calculado pela pesquisa internacional em uma escala que vai de zero a um.
A colocação positiva de Araraquara se dá principalmente nos itens Longevidade, com índice 0,877; Renda, 0,788; e Educação, 0,782. Segundo o Prefeito Marcelo Barbieri, as ações da Prefeitura no setor, como o programa Saúde na Praça, praças dos idosos e a entrega do Recanto Feliz, espaço construído em parceria com o governo federal que destinou moradias para idosos. A Vila Dignidade, em construção no bairro Cecap em parceria com o Estado, também destinará moradias para idosos.
O Centro de Referência do Idoso (Cria) funciona com programas de orientações e encaminhamentos para tratamento de saúde. Está sendo construído o Centro Dia do Idoso, no bairro do Carmo que oferecerá atendimento médico e atividades de lazer durante o dia para a terceira idade.
Educação
Em relação ao item Educação, os números da pesquisa colocam Araraquara na 5ª colocação no Estado e na 7ª no Brasil. Contribuem para os bons índices a diminuição da evasão escolar no município e a redução no número de analfabetos adultos.
Segundo o prefeito Barbieri, a educação infantil é hoje parte essencial do desenvolvimento do País. “Por isso, Araraquara tem orgulho de ter uma das maiores e melhores redes de educação infantil do Brasil”, acrescenta o prefeito. A política municipal de construção de creches contribui para diminuir a evasão escolar nos primeiros anos do ensino fundamental.
O prefeito disse que recentemente foram entregues seis novos Centros de Educação e Recreação (CERs) e outros dois estão em fase de construção. Além desses projetos, o prefeito Barbieri assinou no mês passado, em São Paulo, um convênio para a construção de mais cinco novas creches na cidade. A Prefeitura foi contemplada pelo Programa Creche-Escola do governo paulista.
Renda
Em relação à geração de novos postos de trabalho, que também coloca o município em destaque no IDHM da ONU, o prefeito ressalta o momento econômico de Araraquara, que favorece a instalação de novas empresas. Segundo Barbieri, somente nos últimos quatro anos Araraquara gerou mais de 14 mil empregos.
Com apoio da Prefeitura, várias empresas anunciaram investimentos em Araraquara nos últimos anos, entre elas a Randon, que vai fabricar vagões e semirreboques para o setor sucroalcooleiro, e a JBF, que vai fornecer garrafas PET recicláveis para a Coca-Cola.
O IDHM levantado neste ano nas 5.565 cidades brasileiras, aponta 1.889 (33,9%) com índice considerado alto, outras 2.233(40,1%) registram índices médios e 1.367 municípios (24,5%) têm IDHM baixo.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI