202101190605

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara integra campanha contra a Hanseníase

Por: XIMENE HEBLING

14/05/2003

Araraquara(SP) está integrada na Campanha de prevenção à Hanseníase, uma doença comum entre os brasileiros. Conforme a médica Dr.Yane da Graça Malavolta a doença ocorre no meio familiar e ao detectada deve-se fazer imediatamente a consulta. “Muitos não conhecem a doença e a constatam em fase avançada”.

Segundo ela, a orientação é fazer um diagnóstico precoce. O tratamento dura 24 meses e é feito em casa diariamente e uma vez por mês em Ambulatório no dia da consulta agendado. “Pode ocorrer efeitos colaterais como mau estar, fraqueza e dores no estômago”, diz a médica

Rosângela Maria Gasparetto enfermeira do Posto de Saúde, Sesa, em Araraquara diz que a Campanha preventiva está sendo intensificada e também atinge profissionais e colegas de trabalho. “É uma campanha Mundial e as divulgações vêm em contas de água junto às famílias também”.

A Hanseníase é uma doença que provoca manchas pelo corpo com diminuição da sensibilidade do tato , dor ou calor .O diagnóstico essencialmente clínico é baseado em lesões cutâneas compatíveis com uma das formas da hanseníase (indeterminadas ,tuberculose, dimorf ou Virchowiana).Também alteração da sensibilidade da pele mais comprometimento do tronco nervoso.

Essa doença é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen e a transmissão acontece pelas vias respiratórias e algumas vezes através do contato com ferimento da pele do doente. Para a transmissão acontecer é preciso conviver muito tempo com o doente.

As pessoas com suspeita da doença devem procurar os postos de saúde para consulta e orientação médica.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI