202101270017

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Artista de Jaboticabal tem obra premiada em Salão de Arte Contemporânea

Por: LETICIA DURO DUARTE

19/06/2013

O artista plástico Alex Benedito dos Santos,de Jaboticabal(SP),teve uma de suas obras premiada no 41° Salão de Arte Contemporânea de Santo André(SP). Ele foi escolhido entre 29 artistas e mais de setenta obras.

O 41° Salão de Arte Contemporânea "Luiz Sacilotto" acontece em Santo André até 29 de junho. Criado em 1968, o Salão está no Paço Municipal da cidade e é organizado pela Casa do Olhar Luiz Sacilotto.“É um dos melhores prêmios da minha carreira”, reforça Santos.

Apesar do clima surrealista de várias de suas obras, o artista jura que tudo é baseado na realidade.“Falo de aborto, acidente de carro, drogas e bebida alcoólica. Vivo num mundo de medo”, afirma.

Segundo ele, os convites e prêmios recebidos são muito mais que uma simples obra. Santos recebe convites para expor em todo o Estado.

Três de suas obras estão no catálogo do respeitado Salão de Arte Naif de Piracicaba(SP) e outras três foram selecionadas para o Mapa Cultural Paulista.

Ele também foi selecionado para uma exposição individual no SESC de Ribeirão Preto(SP). “Acredito que sou um primivista contemporâneo”,diz.

Talento

Santos diz que manifestou seu talento artístico desenhando desde pequeno. Vindo de uma família humilde,começou a registrar suas obras em caixas de papelão, restos de encerado ou tudo o que caía em suas mãos.

Seu trabalho se assemelhava mais ao trabalho dos grafiteiros, do que ao dos paisagistas e pintores de natureza morta.

Atualmente ele o artista plástico vive com os pais e os seis irmãos no bairro Santo Antônio, periferia de Jaboticabal.

De acordo com ele, suas obras são imagens de sonhos ou mesmo fatos que capta no dia a dia. “Muitas vezes, estou andando de bicicleta e aquilo vem na minha mente. Tem gente que acha que sou maluco”, garante.

Jaboticabal, não é a única cidade em que os trabalhos do artista plástico estão em exposição. “Meu sonho era achar um marchand que levasse meus quadros para São Paulo, e conseguir expor até na capital”, conta.

Em Jaboticabal, Santos terá suas obras expostas na Expo-Feira de Arte e Artesanato, a famosa Festa do Quitute.

Conforme a presidente da Comissão Organizadora da Festa do Quitute, Ruchelle Coan, todos os trabalhos artesanais são escolhidos por um grupo de pessoas com experiência. “Priorizamos os trabalhos locais e a variedade de opções. Todos os artesãos acompanharam de perto o sorteio dos standes e agora é esperar o grande dia”, ressalta.

A 31ª Festa do Quitute e Expo-Feira de Arte e Artesanato acontece de 12 a 16 de julho, na Estação de Eventos Cora Coralina

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI