202101240626

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ibaté desenvolve projetos artísticos no centro cultural

Por: FRANCILEIDE CRISTINA PRATAVIERA

31/05/2013

Ibaté (SP) sempre ofereceu pouco entretenimento para os moradores, isso por ser uma cidade pequena e com poucos recursos, mas agora está passando por uma importante transformação na parte cultural, pois estão sendo realizados projetos com uma grande diversidade de cursos artísticos.

Esses projetos acontecem no centro cultural da cidade, que está localizado no bairro Jardim Cruzado.

Há uma diversidade de cursos artísticos focados em artes cênicas e sonora, cultura popular e artes plásticas. Existem ainda cursos em parceria com o Coletivo de Artistas de Ybaté (CoArtY) e que envolvem Políticas Públicas e Economia Criativa que visam incentivar o empreendedorismo, a formação de agentes culturais, gestores de cultura e o emprego e a renda através da arte.

Há um mês, o estudante Willian Oliveira iniciou aulas de violino e desenho. Ele se diz satisfeito com a qualidade de ensino que tem recebido. “Os professores são muito bons e as aulas,bem produtivas, têm me ajudado bastante, aumentando meu conhecimento. Os cursos que eu faço no centro cultural não têm em nenhum outro lugar, que dê aulas, na cidade, ainda mais de graça, e isso é uma boa forma de fazer com que nossa cidade avance, atraindo novos olhares e também é uma maneira de gerar o entretenimento, já que está em falta em Ibaté”, declara.

Ele afirma também que a população tem dado apoio às essas iniciativas pelo fato dos cursos estarem bem preenchidos e sempre ter alguém esperando por uma vaga.

Uns dos responsáveis pelo departamento do centro cultural, que é coordenado hoje por Joziel Gama, é David Bruno Narcizo.

Ele afirma que a cidade sempre teve cultura. "Só que antes a cultura da cidade era mantida por teoria e, agora, com a nova administração, estão conseguindo colocar em prática todas as atividades de formação artística, mostrando para os moradores que existem opções para atividades culturais. Mas, às vezes, falta interesse até por falta de informações", declara.

“A galera hoje está desinformada e o que a gente vê é capô de carro aberto com músicas altas, festas em locais públicos, incomodando muitos que residem próximos dos locais", completa.

"Nosso intuito é provar para as pessoas que é fácil montar ações culturais, artísticas e de entretenimento sem muito gasto. Estamos desenvolvendo novos projetos que mostrem que não precisamos ficar em bares, praças ou em casas incomodando os outros. A abertura que temos agora, tem nos dado grandes possibilidades de criação e desenvolvimento nos entretenimentos", observa.

De acordo com ele, em breve serão abertos espaços para o projeto Semana de Áudio Visual (SEDA) para as pessoas pensarem no áudio visual e terem oficinas de formação em vídeo. "Para que possam montar seus próprios vídeos e que possam apreciá-los e participar de sessões de cinema alternativo além de ter contato com arte multimídia e multilinguagens",finaliza.

Estação de Trem

Para o responsável pelo Centro Cultural de Ibaté, Joziel Gama, a cidade passou por uma grande transformação. "Ibaté tem credibilidade, é arrumada, os funcionários são comprometidos, enfim é uma referência regional. O doutor Alessandro, prefeito da cidade, deu uma missão interessante para nós: ocupar com cultura os espaços maravilhosos que existem hoje em Ibaté. Para as atividades do centro cultural ele comprou novos instrumentos musicais, autorizou a implementação de novos cursos e está trabalhando para conquistar a Estação de Trem. A ideia é restaurá-la e promover ali diversas manifestações culturais durante a semana",diz.

As aulas no centro cultural de Ibaté são oferecidas gratuitamente para qualquer pessoa a partir dos 7 anos de idade, de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 22h e aos sábados das 14h às 18h. Para mais informações (16) 3343 – 4676.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI