Ageuniara

Moradores de Américo Brasiliense reclamam da falta de remédios

Por: ILEONI SANTOS DE JESUS

07/06/2013

Moradores de Américo Brasiliense (SP) reclamam da falta de remédios nos postos de saúde. O levantamento periódico foi feito no começo de março, mas ainda não houve o reabastecimento do estoque. Medicamentos para problemas como triglicérides estão em falta.

Muitas pessoas chegam nos postos de saúde do município, não encontram os medicamentos e recorrem às “farmácias populares”, como é o caso da dona de casa Conceição González. “Quando não encontro no posto pego na farmácia”, diz ela. “A saúde está péssima! Como pode? Só se encontra remédios para pressão, e eles não tomam providências”, desabafa a aposentada Celina Gomes dos Santos.

O problema acontece porque os remédios mais caros são comprados pela prefeitura por meio de licitação, cabendo ao fornecedor entregar no dia certo, mas nem sempre o município consegue os medicamentos dentro do prazo. Por isso os meiamentos demoram a chegar aos pacientes.

As “farmácias populares” do Governo Federal oferecem medicamentos de graça e outros que podem ser adquiridos a custo abaixo do mercado, mas é preciso apresentar receita médica.

No caso das doenças que requerem cuidado imediato é preciso entrar no programa de “alto custo” para medicamentos de dispensação excepcional. O paciente passa por avaliação médica para comprovar a doença e o problema é passado para a prefeitura que, por sua vez, encaminha o pedido ao estado, que libera a distribuição.

O procedimento dura em torno de trinta a quarenta dias. "Hoje temos 500 pacientes ativos no programa”, ressalta o farmacêutico Vinicius Branco, responsável pela farmácia da Secretária Municipal de Saúde.

Veja os endereços das farmácias populares em Américo Brasiliense:

Av. Secondo Della Rovere - 632 jardim São José;

Av. dom Pedro 646 - Boa Vista;

Av. José Zillioli 596 -Vila Cerqueira.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/