[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Historiador e escritor resgata a memória de São Carlos

Por: ANDREIA ROSA DA SILVA

15/05/2013

O historiador e escritor Marco Antônio Leite Brandão, mais conhecido como Marco “Bala do Pinhal” destaca-se pelos livros que escreve sobre a história de Sâo Carlos(SP).São mais de dez obras lançadas ( veja abaixo).

Formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi professor do cursinho do Centro Acadêmico Armando Sales de Oliveira (CAASO).

Embora tenha nascido e sido criado em São Paulo, ele adotou São Carlos como sua terra natal. Sempre contribuindo com exposição às histórias do município, a relação entre Brandão e a cidade, segundo ele, começou quando ainda era aluno da Escola de Engenharia de São Carlos(EESC) e ministrava aulas de historia no cursinho do CAASO.“Um dia, um aluno interrompeu a aula perguntando se eu já tinha visto uma senzala de perto. Curioso com a pergunta fui visitar várias senzalas da cidade de São Carlos onde fiquei maravilhado pela história e, a partir daí, escrevi meu primeiro livro intitulado São Carlos do Pinhal nos Tempos da Casa Grande e Senzala",lembra.

Cada vez mais buscando novas formas de resgatar o passado da cidade, contando histórias sobre o cotidiano e memórias de São Carlos, Brandão não parou por ai e lançou entre outros os livros Almanaque de São Carlos , e Almanaque de São CarlosII, que aborda,entre outras coisas, a passagem de Euclides da Cunha pela cidade.

Segundo o historiador, a história cultural da cidade está na raiz caipira e sertaneja. “Na cidade de São Carlos existe uma riqueza de patrimônio muito grande com suas fazendas históricas”, finaliza Brandão.

Trabalhos publicados por Marco Antonio Leite Brandão

O Bonde em São Carlos (crônicas e poemas).

São Carlos do Pinhal nos Tempos da Casa Grande & Senzala.

São Carlos do Pinhal nos tempos da Casagrande & Senzala.

Páginas Euclidianas(m).

Tocando o bonde em São Carlos.

Um Sol Nascente em São Carlos e outros poemas.

São Carlos (SP) no escurinho do cinema 1897-1997.

Um Sol Nascente em São Carlos - 2.

Um Sol Nascente em São Carlos - 3.

São Carlos (SP) no escurinho do cinema 2.

São Carlos (SP) e os cinemas de outrora.

Zuza, o cigano do futebol.

Almanaque de São Carlos.

São Carlos (SP) e os cinemas de outrora.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/