Ageuniara

Projeto cultural de Matão oferece espetáculos gratuitos para a população

Por: AUGUSTO JEAN DE SOUZA

15/05/2013

O projeto “Sexta-Básica” foi criado e desenvolvido pelo Departamento de Educação e Cultura de Matão (SP) , com o objetivo de oferecer a população uma opção de lazer e conhecimento, com atrações musicais gratuitas.

Segundo a diretora do departamento de cultura da cidade, Lygia Simão Nicolucci, umas das características do projeto, é fugir do tradicional e atrair um público mais intimista e seletivo. “O trabalho dos artistas que se apresentam deve ser diferenciado, com qualidade e conteúdo de até 50 minutos. O público que comparece também busca algo novo”, fala a diretora.

A primeira edição do “Sexta- Básica” aconteceu em março de 2011, e contou com a apresentação de um recital de violões com o grupo “Câmara 18” dos alunos da USP de Ribeirão Preto (SP). Ao longo desses anos, foram 16 edições realizadas, e uma ampla programação de estilos e gêneros musicais.

Lygia conta que a tendência do projeto é acrescentar outras linguagens artísticas. “O nosso objetivo é fomentar e abrir novos espaços, como: dança, teatro e outros tipos de arte. Nós queremos também aproximar a comunidade dessas atividades culturais, levando o ‘Sexta-Básica’ aos bairros mais periféricos”, explica.

As apresentações acontecem na última sexta-feira de cada mês, sempre na Casa da Cultura de Matão. A estudante, Beatriz Rafaela Silva, 17, acompanhou algumas edições do projeto. Entre os espetáculos ela destaca “Três tempos do homem” do coral da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Foi uma excelente apresentação, gosto muito de música e procuro sempre aprimorar meus conhecimentos em cada edição que vejo”, conta a jovem.

O projeto faz parte da programação cultural da cidade. Artistas que queiram participar devem realizar inscrição na Casa da Cultura. “Nós queremos mostrar a arte do matonense e de pessoas da região, esse é o nosso foco este ano”, comenta.

A Casa da Cultura “Pref. Armando Bambozzi” fica na Avenida Sete de Setembro, 1051, no Centro de Matão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (16) 3382-6640, ou no e-mail: cultura@matao.sp.gov.br.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/