202101270042

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ibateense dá nova utilidade aos insetos de sua coleção

Por: FRANCILEIDE CRISTINA PRATAVIERA

24/04/2013

Colecionar objetos e artigos antigos é muito comum, para algumas pessoas, isso é um hobby que, na maioria das vezes, é uma maneira de passar o tempo.Esse foi o caso do jovem ibateense, Lincoln Vituri, estudante de Biologia, um colecionador de insetos, uma atividade que não é restrita à entomólogos,que são os profissionais que estudam todos os aspectos e relação dos insetos com o homem, as plantas, os animais e todo meio ambiente.

No século XIX isso tornou-se um hobby muito popular, só que ao longo do tempo, vem perdendo espaço devido à aceleração da vida moderna, além da deterioração do ambiente, que vem afastando das cidades a maioria das espécies.

Desde os sete anos de idade, Vituri despertou uma paixão por animais e pela natureza e, a partir daí, ele começou a colecionar insetos comuns, e com o tempo foi aperfeiçoando sua coleção com espécies diversificadas.

Mas uma diversidade de sua coleção é que ele a utiliza para artesanatos. "Como estudante de Biologia, sou apaixonado pela ciências e animais e sempre quis ter uma coleção de borboletas das mais diversas cores e espécies, e por achar feio e desanimador vê-las enfileiradas em placas, resolvi diversificar, deixando mais apresentável, utilizando para artesanatos, onde são feitos chaveiros e itens decorativos. Tive uma repercusão nas redes socias com um quadro de borboletas que criei.Utilizando materiais orgânicos encontrados na mata, fiz um quadro com fundo simples, uma árvore ao meio e, no lugar de folhas, eu colei borboletas da minha coleção que ainda está incompleta", relata.

Vituri ressalta que não busca lucros com os artesanatos que faz. "Mas os faço porque é o que mais gosto de fazer, pois quero mostrar e presentear meus amigos com o que existe de mais belo", conta.

O colecionador passa outra parte de seu tempo com atividades eco- esportivas, podendo assim ter um contato maior com a natureza, facilitando também encontrar borboletas para sua coleção.

A psicologa Rosana Maria da Rocha, explica que esse hobby de colecionar insetos, principalmente borboletas, vem da infância, pois toda criança se fascina com a beleza das borboletas, e já adulto pode manter consigo esse fascínio pela tal.

Assim, como o próprio estudante afirmou, a psicóloga declara que sua diverficação no modo de armazenar os itens da coleção, é por querer mostrar uma visão diferente para pessoas, dos insetos, e não simplesmente mostrar o que todos vêem, mas que o que existe além, mostrando toda beleza e conservando-a.

"O fato do estudante Lincoln, ter tanta paixão pela coleção e dar uma nova utilidade ao inseto embalsamado, transformando-os em artigos decorativos é quase como revivê-los, dando-lhes uma nova concepção, mais veraz e pulsante e não algo que tem um ponto final e se fossiliza",conclui a psicóloga

Atualmente, Vituri tem como objetivo terminar sua faculdade nos estudos de Biologia e, futuramente, ele tem como sonho construir um pequeno museu de história natural e ciências anatômicas para poder compartilhar com as pessoas seus estudos entomológicos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI