202101241605

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Nova Europa prioriza aulas de natação

Por: SERGIO FELIPE SANTILHO

14/05/2003

Em 2003, a Diretoria de Educação de Nova Europa, com o auxílio dos professores da cidade, inovaram no Plano de Ensino de Educação Física. Dispostos a mudar o estilo das aulas da disciplina, resolveram implantar a Natação no currículo dos alunos.

O objetivo é despertar nos alunos a importância da natação na vida das pessoas. Ao todo são seis professores que trabalham ensinando as técnicas da natação para as crianças e adolescentes da 1º à 8º Série do Ensino Fundamental.

As aulas foram desenvolvidas com todo o cuidado, para não causar traumas e lesões musculares nos alunos. “As crianças tem que se adaptar gradualmente ao meio líquido, para que se obtenha uma aprendizagem positiva, com toda a cautela para não prejudicar a integridade física do aluno”, observa a professora de Educação Física Maria Helena de Souza, que trabalhou no processo de ensino da natação.

De acordo com ela, com o passar do tempo, as aulas vão mudando e de acordo com a aprendizagem e o desenvolvimento de cada aluno, eles passam para a etapa seguinte. “O resultado foi tão satisfatório que os professores observaram que até os alunos mais indisciplinados, adoraram as aulas e foram muito bem no processo de aprendizagem e nos dias de chuva eles lamentam o adiamento das aulas”, observa.

Para Maria Helena, a Natação é o esporte mais completo que existe. “Aperfeiçoa a Coordenação Motora, a Capacidade Cardio-respiratória, auxiliando no desenvolvimento e no crescimento dos alunos”.

Ao todo foram dois meses e meio de aulas, mas o projeto teve uma pausa, no mês de abril, devido às questões climáticas que dificultam o trabalho de professores e alunos. “Sendo um esporte aquático, fica muito difícil a entrada dos alunos na piscina, no período do inverno”, diz o Diretor de Educação de Nova Europa, José Roberto Bergamin. Segundo ele, as aulas voltarão assim que o período do frio terminar.

O término do projeto foi coroado por um Festival de Natação onde cada aluno participante recebeu um certificado.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI