[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Empresa de São Carlos investe em nova tecnologia no ramo odontológico

Por: ALEXANDRE JOSE DOS SANTOS

15/03/2013

Uma empresa de São Carlos (SP) vem investindo no desenvolvimento de equipamentos para uso odontológico baseados em raios laser. A técnica, denominada laserterapia, é indicada em cirurgias, cicatrização de feridas e aplicações estéticas, como clareamento dental.

O laser é uma luz pura, sem mistura, formada de vários comprimentos de onda. A palavra laser significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em Português quer dizer "luz amplificada pela emissão estimulada de radiação". "POde-se entender que esta radiação eletromagnética emite um único comprimento por onda, e por isso esta luz é monocromática,emitindo apenas uma única cor”, afirma a Física do Departamento de Projeto e Desenvolvimento da empresa, doutora Marília Wellichan Mancini.

A primeira tecnologia para uso de laser em procedimentos odontológicos ocorreu em 1960. "Atualmente estamos com 53 anos de evidenciação científica, pois a técnica surgiu pela necessidade de se realizar cirurgias e procedimentos cada vez menos invasivos e em condições conservadoras, estimulando o processo de cicatrização, aumentando a resistência da célula contra a inflamação”, afirma o coordenador da Divisão Estética e Odontológica da empresa, doutor Ismael Drigo Cação.

A técnica com laser é classificada quanto à potência de emissão. Os de alta potência são utilizados principalmente para cortes, seja de tecido mole (incisões) ou em tecidos duros (remoção de cáries ou corte em osso) onde o funcionamento está baseado na vaporização tecidual, pois a quantidade de energia promove a destruição do tecido com precisão. O laser de baixa potência é utilizado para acelerar os processos em diferentes especialidades na odontologia, apresentando ação satisfatória em analgesia (alivio da dor) e na reparação tecidual.

O laser e as outras ferramentas

Em odontologia, o bisturi mecânico convencional é uma ferramenta cirúrgica utilizada em cortes a frio. O bisturi eletrônico também é uma ferramenta cirúrgica, porém é utilizado para corte e coagulação para promover o controle da hemorragia. A laserterapia é aplicada em um processo pós-cirúrgico para obter cicatrização mais rápido mais efetiva, com menos dor.

A técnica da laserterapia pode ser indicada desde uma afta, herpes, clareamento dental e cirurgias de um modo geral. Muitos profissionais da área oncológica utilizam deste tratamento contra a mucosite em seus pacientes. A mucosite é uma reação tóxica inflamatória devido à quimioterapia ou à radioterapia, desencadeando dor intensa e dificuldades de alimentação e fala. O tratamento com laser promove alívio, restabelecendo a capacidade de mastigação e minimizando os efeitos causados pela mucosite.

Segundo o gerente comercial da Divisão Médica e Odontológica da empresa, Haroldo Roberto Cava, o uso da laserterapia é contra-indicado em áreas onde há início de um câncer ou áreas altamente infectadas. Como é um biomodulador da célula, o laser irá acelerar o processo do tumor e, no caso, a infecção irá proliferar ainda mais.

Com relação às vantagens que o profissional e o paciente passam a ter com o uso da laserterapia em determinados procedimentos, Ismael Drigo garante que são procedimentos rápidos, não invasivos. Estimulam as respostas orgânicas diminuindo a dor, edemas, eritemas e consolidando a cicatrização, o que proporciona tratamentos mais curtos e resultados satisfatórios.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/