202101180351

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Taquaritinga destaca-se no trabalho cultural colaborativo

Por: DRIELE BEATRIZ PEDROSO DIAS

06/03/2013

O Circuito Fora do Eixo,originou-se em 2005 embasado em uma rede de coletivos culturais, difundidos inicialmente dentro do Brasil, e que hoje toma rumos em sua expansão mundial.(leia abaixo)

Taquaritinga(SP), localizada à 345 km da capital, também se insere nesse contexto. A cidade é muito movimentada no carnaval e, nesse período, as manifestações culturais populares se potencializam, com o intuito de prolongar esses eventos durante todo o ano.

Em Taquaritinga, surgiu o Coletivo Colombina, ponto de articulação da rede, e sua principal função é estimular a troca de conhecimento e reunir pessoas com o interesse comum para discutir projetos que caminham entre o social e o cultural, além de realizar eventos onde as artes integradas são celebradas.

"Dentro dessa rede estão disponíveis algumas plataformas como o site Overmundo http://www.overmundo.com.br, que dissemina a Midia livre, abrindo espaço para todos que têm algo a dizer, expor suas idéias em matérias amadoras, dentro da comunicação e existe também uma nova vertente da TV, a PosTv http://www.postv.org/, um canal de programas livres exibidos pela internet e produzidos por coletivos, pautando desde manifestações publicas como a Marcha da Liberdade, que aconteceu em 2011, até a posse do prefeito de Taquaritinga, tudo aberto, livre e disponível na internet", explica Evandro Camargo, que é gesto do banco do Coletivo Colombina.

Segundo ele, os responsáveis por esses trabalhos são, na maioria, jovens que têm como estímulo o resultado do trabalho e vivem de caixa coletivo, sem acumular riquezas ou coisas supérfluas.

"De fato, o trabalho coletivo é um novo caminho para uma vida, um trabalho e de ideias sustentáveis", finaliza Camargo.

Fora do Eixo

Segundo o coordenador do Circuito Fora do Eixo, Luis Felipe Marques, o Circuito foi criado por produtores e artistas que estavam distantes do eixo Rio-São Paulo e, prioritariamente, concentrava-se no intercâmbio de músicos e o aprendizado sobre produção.

De acordo com ele, atualmente seu principal objetivo é fomentar a cultura com as diversas expressões, desde o teatro, a literatura, o audiovisual, artes integradas, mesmo que as atrações musicais ainda sejam a mais participativa na rede.

" Os primeiros coletivos a se integrarem foram; Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina(PR), mas com o passar do tempo, e a necessidade de difusão da idéia, para poder trabalhar de forma macro e pragmática, fez com que cada vez mais coletivos se integrassem à rede, ou se formassem através da mesma",informa Marques.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI