202101182256

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Monte Alto investe em academias ao ar livre

Por: LARISSA TRONFINE MENEZES

31/10/2012

A implantação de aparelhos de exercícios nas praças de Monte Alto (SP), fez com que as pessoas começassem a se exercitar, mas sempre com o acompanhamento de um professor de educação física para que as pessoas não abusem e acabem se machucando.

Fazer exercícios é tão bom para a saúde que seus benefícios podem ser divididos em físicos e psicoemocionais. Quem faz atividade física tem muito mais facilidade em manter o controle do peso corporal, porque além do maior gasto de energia, o exercício aumenta a massa e a força muscular, mantendo as taxas metabólicas mais altas e reduzindo a gordura intra-abdominal.

A idéia de colocar aparelhos para as pessoas de exercitarem foi do diretor de Desenvolvimento Carlos Nunes, por ver que muitos jovens estavam se tornando pessoas sedentárias e que os idosos da cidade reclamavam por não terem um lugar para caminhar e também praticar algum exercício.

Nunes diz que até para ele foi um bom investimento, pois com o dinheiro que ele pagava academia para família, hoje usa para outros investimentos e pratica os mesmos exercícios em uma das praças da cidade.

O professor de educação física Paulo Braz, explica que essas ações melhoram a sensibilidade das células do corpo à ação da insulina e, em conseqüência, os níveis de glicose ficam mais saudáveis. “Além disso, melhora a resistência cardiovascular e a freqüência dos batimentos cardíacos ficam mais lentas, diminuindo a pressão arterial e aumentando o fôlego ou capacidade pulmonar”, completa.

Braz salienta que a saúde dos ossos e das articulações é sensivelmente melhor nas pessoas que não são sedentárias. "Pessoas que ingerem a quantidade correta de cálcio ao longo do dia e que praticam alguma atividade física estão fazendo o que existe de mais eficiente para prevenir o aparecimento de problemas nos ossos. Pessoas que praticam atividade física apresentam melhor auto-imagem e melhor auto-estima, que se traduz na melhora do humor e de um grande aumento do bem-estar", esclarece.

Quem sai para uma simples caminhada, por exemplo, acaba por encontrar um amigo, colega ou vizinho, reduzindo assim o isolamento social.

"As pessoas de mais idade que praticam atividade física têm mais autonomia, diminuindo o risco de depender dos outros para realizar as tarefas básicas do dia-a-dia", diz Braz.

Antes de iniciar o treinamento, o professor recomenda fazer uma refeição leve, mas rica em carboidratos, para assegurar o aporte de energia. Após encerrar a atividade, deve-se ingerir outra refeição, agora mais rica em proteínas, que favorece o aumento da massa muscular e melhora o conforto e recuperação da musculatura no período de repouso.

A aposentada e praticante dos aparelhos, Hortência Galo,72,diz que todas as manhãs está presente na praça central para fazer seus exercícios e notou estar mais disposta nas suas atividades de rotina. Hortência, além de praticar os exercícios, faz sua caminhada, mas agora diz que faz tudo isso com o acompanhamento dos professores para não ter nenhum problema com a saúde.

A estudante Camila Alves,19, informa que não perde um dia e que é mais divertido fazer essas atividades ao ar livre. “Para que vou pagar mais de cinqüenta reais para fazer aula em uma academia, se quase todos os aparelhos encontro aqui e de graça? E também, tem o acompanhamento de um profissional na área”, completa Camila.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI