Ageuniara

Jogador de Araraquara é destaque no Paulista de rugby

Por: DANIEL SIDNEI MASTROIANO

05/10/2012

O estudante de Direito Marcelo Cremoneze, do Locomotiva Rugby Clube de Araraquara, superou os adversários e terminou a primeira fase da competição como principal pontuador do campeonato e da equipe, que vem fazendo uma grande campanha no Campeonato Paulista do Interior e chama a atenção dos fãs araraquarenses do tradicional esporte inglês.

Além de consagrar-se como o principal pontuador da primeira fase da competição, que reúne dez times de todo o estado de São Paulo, Cremoneze foi o atleta responsável pelo maior número de "tries"!, com seis marcados durante o campeonato.

O "try" é marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão dentro da "área de validação" adversária, que corresponde ao espaço após a linha dos postes, aquelas traves enormes colocadas no fundo do campo de um jogo de rugby.

Trabalhar, estudar e treinar

A rotina de treinos de Cremoneze é pesada, pois o rugby não é um esporte profissional no Brasil e os jogadores são obrigados a se dedicar a outras profissões para se manterem. Ele não esconde o desejo de um dia tornar-se um profissional do esporte, como acontece em países em que o rugby supera até mesmo o futebol na preferência popular.

“A cada dia que passa o profissionalismo está mais perto, porém ainda distante. No Brasil não existe jogador profissional, existem pessoas que vivem do rugby, mas não jogadores. Todos estes jogam e tem outro ofício, de onde sai sua renda. Na verdade gostaria e muito de ser um profissional do rugby!”, suspira Cremoneze.

O jogador do Locomotiva, que é formado em Biologia, cursa Direito, além de trabalhar em um escritório de advocacia. Cremoneze acorda bem cedo para ir à academia e manter o físico preparado para os jogos e treinos, que acontecem duas vezes por semana no campo do Parque do Pinheirinho. “O mais difícil são os períodos de provas, quando já aconteceu de eu levar material para estudar durante os campeonatos, nos intervalos dos jogos. A última vez que isso ocorreu foi no último final de semana, quando jogamos o Campeonato de Rugby Sevens de Sertãozinho. Jogamos sábado e domingo e fomos campeões!”

Rugby em família

O maior pontuador do campeonato não é o único representante da família Cremoneze no rugby de Araraquara. Marcus Cremoneze, irmão mais velho de Marcelo, também joga no Locomotiva desde a fundação da equipe, em 2007, e hoje orgulha-se do sucesso do time e do irmão. “Como ele apanhava muito de mim quando éramos criança, hoje ele aproveita para descontar dando pancadas durante os treinos, mas o importante é que o rugby nos uniu ainda mais”.

Marcelo entende que o apoio da família e a presença do irmão no time o motiva para o bom desempenho nos jogos. “Minha família acha muito legal, pois sempre voltamos com novas histórias do time e sobre os jogos e campeonatos que participamos. A relação da minha família com o Rugby é muito saudável, adoram o esporte, afinal, não é toda família que tem dois jogadores de rugby atuando pelo mesmo time”.

O Locomotiva

A equipe do Locomotiva Rugby, que no último final de semana sagrou-se campeã do torneio realizado em Sertãozinho, prepara-se paraser anfitriã de uma das etapas do Cicuito Paullista de Sevens no mês que vêm. A realização da etapa em Araraquara também faz parte das comemorações dos cinco anos de fundação do time.

Considerado uma modalidade olímpica do rugby, diferente da forma de jogo tradicional, que conta com 15 jogadores da cada lado, o Sevens é disputado por sete atletas em cada time, o que deixa o jogo mais rápido.

Mas o foco da equipe ainda continua sendo o Campeonato Paulista do Interior. O Locomotiva volta a campo amanhã (6/10) a tarde em Piracicaba contra a equipe da casa, podendo até ser campeão, dependendo de uma combinação de resultados.

Quem deseja mais informações sobre o Locomotiva Rugby pode curtir a página do time no Facebook: (www.facebook.com/locomotiva.araraquara).

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/