202101250501

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Associação é exemplo de assistência à comunidade em Araraquara

Por: ANNA REGINA DAVILLA

03/10/2012

“Um exemplo a ser seguido”. Esse é o principal resultado encontrado a partir do projeto da Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras, localizada em Araraquara (SP). Região anteriormente conhecida pelo tráfico de drogas e pelo ambiente “pesado”, hoje abriga diversas atividades culturais e esportivas.

Em parceria com o Bar do Zinho, estabelecimento tradicional na cidade com uma história de mais de 50 anos, a Associação consegue mais do que apenas proporcionar os eventos e atividades para o público, como também preservar um ambiente saudável mesmo em momentos em que não acontece evento algum.

A Praça é palco de festivais, shows, programas esportivos para idosos e muito mais. “O objetivo de todos sempre foi preservar o ambiente cultural e expandir esse ideal para toda a comunidade”, conta Renan de Fernando que freqüenta o bar há mais de 15 anos.

A relação com toda a vizinhança melhorou e com a organização que envolve os eventos é possível ter regras que assistam os direitos e deveres de todos.

"Muito legal a diversidade dos shows e a carga cultural que recebemos quando estamos aqui, adoro a Geladeira de Livros”, explica Khárenn Castro, recente freqüentadora, ao se referir à geladeira instalada na Praça para abrigar livros disponibilizados para a população.

Para que isso aconteça é necessário que haja apoio e boa vontade de todos. “Hoje temos um leque de 10 comerciantes que doam de R$50,00 à R$100,00 por mês, para manter a programação, e também em todos os dias de eventos vendemos uma rifa para acrescentar no caixa da Associação e darmos continuidade aos projetos”, explica Fabiana Virgilio, primeira secretária e gestora de projetos da Associação.

Futuro

“Visualizo essa iniciativa como fonte inspiradora para outros bairros e outras cidades, o projeto da Geladeiroteca foi tão positivo que saiu em vários jornais de outras cidades como São Carlos, Poços de Caldas, Capital, inclusive inserções em TVs como na Record News, programa do GUGU e TV Futura”, coloca Fabiana.

Ela observa que esse tipo de organização funciona muito bem, pois é solidária, fraterna e cultural, não tendo nenhum envolvimento político e sendo plenamente autônomo. “Creio que seja a primeira das outras tantas praças do mundo que será dominada num futuro próximo por cultura, num estado de democracia plena e diversidade cultural”, completa.

Fabiana ainda coloca que há a necessidade de novos parceiros patrocinadores para essa iniciativa ter continuidade e o projeto continuar a beneficiar a todos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI