[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto criado por ONG de Ribeirão Bonito recebe propostas da população

Por: CELSO LUIS GALLO

14/09/2012

Em meio à campanha eleitoral deste ano, os habitantes de Ribeirão Bonito (SP) contaram com um espaço para ter voz ativa e apresentarem propostas de melhorias para a cidade. Criado pela Amarribo Júnior, diretoria jovem da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Amarribo Brasil, o projeto “Faz Bonito” recebeu mais de cem sugestões.

Durante um mês, entre 10 de agosto e 10 de setembro, as propostas puderam ser enviadas ao site do concurso (www.fazbonito.com.br), após um pequeno cadastro, ou por meio de urnas espalhadas por estabelecimentos da cidade. O portal, inclusive, continuará disponível na internet e será um canal de comunicação entre o Poder Público e a população.

Uma comissão escolheu as 12 propostas mais apoiadas e comentadas no site, que fazem parte de um termo de compromisso ao qual os candidatos, tanto ao Executivo quanto ao Legislativo, serão convidados a assinar e se comprometer a tentar cumpri-las. Foi permitido o envio de propostas de pessoas nascidas, residentes ou eleitores de Ribeirão Bonito.

Entre as ideias selecionadas estão: um sistema de coleta seletiva de lixo; criação de maiores opções de lazer, como, por exemplo, um cinema; implantação de cursos técnicos e profissionalizantes; incentivos fiscais para que empresas se instalem na cidade; e a construção de um centro esportivo com pista de skate e quadras de futebol, vôlei e basquete. Das 12 sugestões, quatro são ligadas à Educação.

Segundo Débora Kimie Waki, presidente da Amarribo Júnior, a ideia de criar o projeto surgiu em um encontro chamado Coletivo Ativista e a inspiração foi o Cidadonos, concurso parecido desenvolvido em Jundiaí. A partir daí, uma parceria com outras instituições, como Cidade Democrática, Fundação Avina e Movimento Voto Consciente, ajudou na formação do “Faz Bonito”.

A organização do projeto ficou contente com a aceitação dos moradores. “Foi muito gratificante ver que o povo de Ribeirão Bonito está realmente preocupado com a cidade. A população está carente de muitas coisas e quem apontou isso foram os próprios cidadãos de Ribeirão Bonito, que mostraram diversos problemas e trouxeram soluções para eles”, disse Débora.

Sobre o cumprimento das propostas por parte dos candidatos eleitos, a cobrança da população será importante. “O cumprimento de um termo de compromisso qualquer só é possível se quem o assinou estiver disposto a realizar aquilo. O que nós, população, podemos e devemos fazer é cobrar e fiscalizar”, completou.

História

A Amarribo Júnior foi criada em 2003 como uma extensão da Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito), Organização Não Governamental (ONG) que foi qualificada como OSCIP em 2011.

Formada por jovens e adolescentes, a instituição realiza na cidade campanhas de conscientização política e ações sociais. Para a presidente da organização, os jovens, em geral, estão “mais ativos e atentos” no que se refere à política. “O jovem tem entendido mais sobre o seu papel de cidadão e seu grande poder de decisão”, afirmou Débora.

Já a atualmente chamada Amarribo Brasil, fundada em 1999, atua no combate à corrupção e é um braço da Transparência Internacional no país. Ela é um dos organizadores da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, que será sediada em Brasília no próximo mês de novembro.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/