Ageuniara

Eleitores buscam cada vez mais informações antes de votar

Por: TAIANA ALINE VASSOLERI

12/09/2012

Com eleições a menos de um mês para acontecer muitas pessoas já têm em mente seus candidatos de preferência. No período de votação é transmitido o planejamento de cada candidato para que os cidadãos façam sua escolha.

Com a Lei da Ficha Limpa impedindo que políticos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições, a população pode vetar candidatos corruptos.

Em Matão (SP), a aposentada Maria de Lourdes da Silva, conta como chegou à escolha de seu voto: “ Decidi votar no candidato, porque ele vê uma necessidade maior na área da saúde na cidade. E eu concordo com muitas coisas que ele fala”.

Já o estudante Pedro Carneiro,que também reside em Matão, informa que está em dúvida, pois gosta das propostas de dois dos concorrentes em sua cidade. “Ainda estou indeciso, porque um está focado em trazer novos cursos para os estudantes e o outro quer trazer mais empregos para a cidade, preciso avaliar”, explica Carneiro.

A socióloga e professora Antonia Maria Juarez questiona: “Como escolher um vereador quando a maioria dos candidatos nunca exerceu mandato e, portanto, nunca apresentou projetos de lei nem emendas parlamentares? Como escolher entre tantos partidos políticos? Entre mais de mil candidatos, quem melhor pode representar? Realmente é uma decisão difícil para muitos. O que se deve fazer é avaliar a visão do candidato e o que ele propõe para a população. Avaliar as campanhas e também o partido e seus conjuntos de ideias”.

A eleitora e dona de casa Valéria Souza, explica como irá decidir em quem votar: “ Eu já estou avaliando todos os candidatos e as propostas que mais me atraem. Procuro os que estão querendo trazer melhoria para a saúde e educação da cidade e também procuro saber sobre a vida do candidato, porque acho importante isso”,opina.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/