[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Festa de Agosto movimenta Ribeirão Bonito

Por: CELSO LUIS GALLO

17/08/2012

Em todos os anos, a Festa de Agosto modifica a rotina tranquila de Ribeirão Bonito, que tem pouco mais de 12 mil habitantes. O evento, que também atrai pessoas da região, é organizado pela igreja católica e celebra o padroeiro da cidade, Senhor Bom Jesus da Cana Verde, lembrado com um feriado no dia 6 de agosto.

Por aproximadamente um mês, nos finais de semana e feriados, a Praça da Matriz recebe o evento que tem parque de diversões, barracas de vendedores ambulantes, além da própria barraca da festa, onde há quermesse com jogo de números e shows musicais. Na edição deste ano, porém, a duração da festa será um pouco maior: 37 dias, entre 4 de agosto e 9 de setembro.

Além da festa em si, ocorre uma programação paralela com exposição de carros antigos, torneio de pipas, almoços festivos com porco e boi no rolete, orquestra de violeiros e leilões. Tradicionalmente, o último dia do evento sempre é encerrado com um show da Banda Doce Veneno, conhecida em todo o Estado e cuja história começou em Ribeirão Bonito em 1976.

Já acostumados com as restritas opções de lazer durante o ano, os jovens da cidade aproveitam para se divertir neste mês de festa, sem precisar se deslocar para outras localidades. “Agosto fica mais animado do que os outros meses, sempre é boa essa festa”, diz a estudante Yasmim Fernandes, de 19 anos.

“Você encontra as pessoas, vê mais gente na rua”, afirmou. Yasmim, assim como muitos jovens, acredita que o município deveria ser mais movimentado aos finais de semana no restante do ano. “Deveríamos ter mais coisas relacionadas aos jovens, mais eventos”. Arrecadação

Na edição deste ano, segundo João Mascaro, responsável pela contabilidade da paróquia, parte da arrecadação da Festa de Agosto será destinada à sequência da construção do Centro Pastoral Paroquial (CPP) “Papa João Paulo II” e ao início das reformas no Morro Bom Jesus, que, conforme a Ageuniara revelou em maio, passa por problemas estruturais.

“No morro, nós temos uma meta, que é arrumar parcerias com empresas que possam investir na parte ambiental. Aí não oneraria tanto essas arrecadações das festas, que seriam mais destinadas ao CPP”, disse Mascaro. De acordo com ele, o novo centro pastoral está com aproximadamente 25% das obras concluídas.

O valor da renda da festa de 2011 não foi divulgado, mas a expectativa da paróquia é que esse número possa crescer entre 5 e 10% neste ano, já que o evento terá uma semana a mais que o habitual.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/